A Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPM) convida as mulheres do Piauí para responderem o questionário sobre relações sociais de gênero entre agentes públicos e lideranças municipais e estaduais no Piauí. As respostas do questionário contribuíram para a continuação das oficinas da Ferramenta VAMOS!, desenvolvido pela CEPM.

As respostas são anônimas e confidenciais e não envolve nenhum custo ou remuneração e será analisada pela equipe de cinco especialistas da consultoria XARAÈS, que farão a compilação dos dados e análises.

A Ferramenta VAMOS! foi adaptada da metodologia da SASA! Desenvolvida e implementada na Uganda pela ONG Raising Voices, obteve resultados significativos na redução da violência contra a mulher nas comunidades beneficiadas, como também na transformação da percepção da comunidade sobre questões relacionadas aos direitos da mulher e à violência de gênero.

O manual VAMOS! surge, portanto, como resposta ao desafio de transformar comportamentos e modelos mentais que funcionam como fatores promotores da violência contra a mulher. O objetivo da ferramenta é promover, de maneira interativa e em linguagem simples, o questionamento das normas sociais geradoras das desigualdades entre homens e mulheres e das violências que resultam dessas desigualdades. A abordagem é participativa e lúdica, incluindo jogos e dramatizações, com o objetivo de promover o questionamento e a mudança de normas e comportamentos violentos – e consequentemente prevenir a violência contra as mulheres. O manual “VAMOS! Usando Nosso Poder pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi desenvolvido como guia para facilitar reflexões sobre o poder e suas dinâmicas, particularmente àquelas associadas a papéis e a violência de gênero.

Para responder o questionário basta clicar:

https://forms.gle/x5YzAMFjNPAQSTV68

Para ter acesso ao Livro Vamos basta clicar:

https://portal.pi.gov.br/cepm/ferramenta-vamos/