As unidades móveis – Ônibus Lilás, em 2021, atenderam mais de 700 mulheres durante o Março Mulher e a primeira rota de abril inicia pelos municípios de Ipiranga, Valença do Piauí e Aroazes. Nessa rota irá também acontecer a articulação da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência do município.
Mulheres vítimas de algum tipo de violência poderão recorrer às profissionais da unidade móvel. No Ônibus Lilás, uma equipe formada por assistente social, psicóloga e advogada prestará atendimento gratuito, acolhendo a queixa das mulheres. Serão disponibilizados serviços de atendimento psicossocial, jurídico e informações sobre a Rede de Atendimento e Abrigamento à Violência Contra a Mulher, assistência jurídica e psicossocial.
“As rotas do Ônibus Lilás integram a rede e principalmente atingem as mulheres da zona rural que têm mais dificuldade de acesso às políticas para as mulheres. Tivemos um município que durante a palestra, a mulher denunciou o agressor que estava no ambiente do evento e todas as diligências foram realizadas no momento da ação” destaca a gestora do órgão.