A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres realizou formação interna com as servidoras da CEPM e Centro de Referência Francisca Trindade sobre Respeitar é Preciso: Diversidade, Feminicídio e enfrentamento à violência, com a Gerência de Enfrentamento à LGBTfobia (Superintendência de Direitos Humanos) com a servidora Maria Laura.
Durante a formação foram apresentadas as questões de gênero e como podem ser transformadas em políticas públicas e refletido estratégia de como servidora e servidor podem contribuir de forma humanizada para elaboração das políticas públicas.
A Coordenadoria da Mulher realiza o Programa Pró Equidade Gênero, Raça e Diversidade que visa a mudança da cultura gestão levando em consideração a diversidade de gênero, raça e diversidade nos espaços públicos e principalmente nos espaços de gestão. “Esse momento de capacitação das novas servidoras vai contribuir para aperfeiçoar as suas técnicas para melhor desempenha o seu papel em prol das mulheres. Essa capacitação contribuirá para que cada profissional esteja apta a planejar de forma integrada a pauta das mulheres”, destaca a Coordenadora Estadual de Política para as mulheres, Zenaide Lustosa.
A formação possibilita que o profissional possa adquirir novas características, aprender novas técnicas e aperfeiçoar o seu trabalho. A capacitação também evita a rotatividade de pessoal, torna a empresa mais competitiva e favorece o aumento da produtividade.
” Nós, mulheres Trans, quando convidávamos os gestores para discutir a pauta da diversidade de gênero percebíamos que principalmente os homens não compareciam aos seus espaços por conta das suas crenças e preconceitos com relação ao gênero e orientação, pois muitas vezes tinha uma interpretação diferente do que é o significado mesmo. Hoje com tanta capacitação dos profissionais do setor público percebemos os avanços tanto no modo de trabalhar dos servidores como na política”, destaca a servidora Maria Laura.