A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) exibiu o filme Curica, do cineasta Thiago Furtado, no bairro Santa Maria da Codipi, no espaço Céu, seguido de debate sobre a temática do filme, que aborda memórias de Mulheres vítimas de violência de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão.

” O Cine Mulher aborda a violência contra meninas e mulheres no espaço doméstico, onde 90% do trabalho são realizados por mulheres e em alguns espaços essas mulheres sofrem violência. Além disso, muitas meninas perdem suas infâncias e termina sendo e exploradas e precisamos lutar pelo trabalho decente em todos os âmbitos com a garantia de direitos e proteção da mulher “, destacou a Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

“Parabenizo a Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres por conseguir, de forma clara e acessível, lembrar a sociedade da importância do trabalho doméstico e da necessidade, mais que urgente, de erradicarmos as situações de trabalho escravo doméstico. O filme Curica, apresentado no Cine Mulher, retrata com precisão situações concretas de trabalho escravo doméstico que continuam presentes em nossos lares” pontuou a procuradora do Trabalho, Jeane Araújo Colares, que participou do debate sobre o filme.

O filme Curicas é uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão, em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí.