Será realizada nesta sexta-feira (13) a roda de conversa com o tema “A Mulher Negra Piauiense” e para discorrer sobre o assunto foi convidada a professora e mestra em Educação, integrante da Frente Popular de Enfrentamento ao Feminicídio, Halda Regina, que também preside o Instituto da Mulher Negra do Piauí, integra a equipe de  Heteroidentificação da UFPI.

Da roda de conversa também vai participar Assunção Aguiar, gerente de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Trabalho Escravo do Piauí da SASC; e Conceição Silva, diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), integrante da Rede de Mulheres Negras, do Fórum de Entidades Negras -FENEPI, vice-presidenta do Conselho Estadual da Mulher, mestranda em políticas públicas pela FLACSO-Perseu Abramo (2021).  A mediação será feita pela coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva, Ana Cleide.

A ação faz parte da programação 16 Dias de Ativismo – Ei Mermã, Nem Mais Um Minuto de Silêncio” e acontecerá no espaço Memorial Esperança Garcia, às 17 h. O objetivo é resgatar a história da mulher piauiense e refletir estratégias de criação de políticas públicas juntamente com os movimentos sociais, órgãos setoriais de enfrentamento à violência doméstica, sobretudo direcionada às mulheres negras. Além disso, é falar sobre cultura, violência e identidade racial.