A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM) convida a sociedade civil, movimentos sociais e os órgãos governamentais a participarem da programação do Março Mulher, que será realizada de forma integrada, durante este mês, em alusão ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher. A data procura trazer o debate da importância da presença da mulher nos espaços de sociabilidade e poder, de forma humanizada, e com seus direitos assegurados por lei.

No dia 8 de março, às 12h, será realizada a solenidade virtual de lançamento da linha de crédito Fomento Mulher e do edital do Comitê de Mulheres Rurais, e autorização da reforma e ampliação da Casa Abrigo, além da apresentação do projeto de Lei Março Lilás com a presença do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa, o diretor da Piauí Fomento, Luis Carlos Éverton de Farias; da secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcellos; do secretário de Estado da Assistência Social, Zé Santana; das mulheres beneficiárias da ação e da Coordenadora de Mulheres, Zenaide Lustosa.

O Fomento Mulher é um programa especial para atender empreendedoras. A linha de financiamento vai apoiar os pequenos negócios, liderados por mulheres, para estimular o empreendedorismo feminino e gerar emprego e renda no estado.

Durante a solenidade, também terá a autorização da reforma da Casa Abrigo Mulher Viva, que é destinada a atender mulheres em situação de violência, seja ela física, sexual e/ou psicológica, sob grave risco de vida, com seus filhos menores de doze anos. No mesmo evento, terá também o lançamento do edital de composição do Comitê de Mulheres Rurais para ampliar as políticas públicas destina às mulheres do campo.

De acordo com a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, “em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CEPM e os órgãos estaduais realizam várias atividades, fortalecendo as políticas públicas para as mulheres no enfrentamento à violência de gênero, na autonomia econômica e financeira, e saúde da mulher. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as atividades serão de forma virtual”.

O Março Mulher irá sensibilizar e mobilizar a população durante todo o mês sobre a diversidade de mulheres, políticas públicas, estratégias de enfrentamento às violências, sobretudo a doméstica, mulheres no espaço de poder, saúde da mulher em tempos de Covid-19, a conquista de direitos, além de divulgar os serviços da Rede Enfrentamento à Violência Doméstica do Estado do Piauí.

A programação inclui ainda webinários, rodas de conversa e a assinatura do termo de cooperação para a construção da Casa da Mulher Brasileira nas cidades de São Raimundo Nonato e Picos, entre outras atividades.