A última quarta-feira (14) foi dia de alegria para os pequenos pacientes internados no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina. Papai Noel chegou distribuindo presentes, sorrisos e esperança para crianças e seus familiares, que por alguns momentos puderam trocar a tensão das doenças e do ambiente hospitalar pelo mundo mágico dos sonhos.

“Este momento contempla a culminância do projeto: Natal Presente de Amor e Paz, dentro das atividades educacionais realizadas pelos professores do Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar do Piauí, em parceria da Secretaria Estadual da Educação com a Secretaria de Estado da Saúde”, explica a professora Ivoneide Amorim.

Marcia de Sousa – mãe de umas das pacientes internadas, não escondeu a emoção ao ver sua filha brilhar os olhos de tanta felicidade. “Eu não tive na infância essa magia do Papai Noel. Então, acho importante porque lembro da minha família e é bom ver minha filha sorrindo”, declara.

Para a psicóloga Ramona Mendes eventos lúdicos dentro do hospital “são bastante simbólicos porque estimulam as crianças, por um momento, a esquecerem que estão dentro de um ambiente hospitalar sofrido e passam a ver o hospital como um ambiente acolhedor, familiar e alegre”, analisa.