Inaugurado em dezembro de 2022, o Centro Social Urbano do Parque Piauí, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), trouxe uma nova dinâmica à zona Sul de Teresina. Segundo o coordenador do CSU, Jardel Ramos, o espaço está funcionando plenamente com a realização de cursos profissionais e workshops.

Na próxima terça-feira (31), às 19h, será realizada a solenidade de certificação a 700 pessoas que participaram dos 10 cursos concluídos no espaço, como agente de portaria, balconista de farmácia, cuidador de idoso, corte de cabelo e escova, decoração de balões, design de sobrancelha, manicure e pedicure, operador de microcomputador, organização de eventos e recursos humanos e também dos quatro workshops, sendo empreendedorismo, visual merchandising e vitrinismo, como se preparar para o mercado de trabalho e orientação profissional.

Para a segunda quinzena de fevereiro, Jardel explica que serão ofertadas vagas para mais 10 cursos e seis workshops para 1.644 alunos matriculados.

No CSU circulam cerca de 1.300 pessoas diariamente, que, além de cursos, frequentam aulas da Escola de Circo, fazem hidroginástica, participam do forró dos idosos e também atividades nas quadras de jogos, balé, teatro e dança. “Além de tudo isso, teremos atendimentos de psicologia, jurídico e serviço social em fevereiro”, diz o coordenador.

O CSU possui ainda um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e os serviços de emissão de carteira de trabalho, primeiro alistamento militar para quem vai fazer 18 anos, alistamento eleitoral, com emissão de primeira e segundas vias do título, bem como atualização, renovação e transferência eleitoral.

O centro dispõe também de um teatro que já tem uma programação agendada. Segundo Jardel, ainda tem a quarta etapa da reforma do local que consistirá na construção de duas quadras de beach tênis, duas pistas de skate, uma pista de caminhada e uma praça ao lado da quadra e arquibancadas.