O Projeto de Extensão Mude de Lado, executado pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, está promovendo o I Workshop sobre Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão. O evento acontecerá entre os dias 21 e 22 de agosto, será transmitido ao vivo pelo Canal Fundeps no Youtube e terá carga horária total de 20 horas.
A professora Isabel Cristina, orientadora da proposta, explica que a finalidade do Workshop é divulgar informações sobre a temática abordada. “O objetivo é divulgar entre os profissionais de saúde o que é uma Lesão Por Pressão, como prevenir e como essa lesão acomete os pacientes nos diversos espaços”, disse a docente. Ela ainda ressalta que a ação visa integrar os alunos e também gerar interação com os professores da Uespi e de outras instituições.
Inscrição
Para realizar a inscrição é necessário realizar alguns procedimentos – regras para saber mais confira o perfil do Instagram da proposta @pmudedelado, e inscreva-se através deste link. O evento é gratuito e aberto ao público, destinando-se principalmente ao estudantes e profissionais que tem interesse na temática do projeto.
Palestrantes confirmados e temáticas
Mais de 4 palestrantes já estão confirmados e abordarão temas como: Lesão por Pressão nos Profissionais de Saúde na Luta Contra a Covid-19; Diferença entre Dermatites e Lesão Por Pressão; Prevenção de Lesões na Unidade de Terapia Intensiva, dentre outros.
Sobre o projeto
O projeto conta com a participação de 11 discentes e uma docente coordenadora, Professora Isabel Cristina. A aluna Renata Celestino conta que a proposta surgiu há 2 dois anos, a partir da necessidade de um projeto no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), para prevenção e ações educativas para familiares e profissionais de saúde sobre a necessidade da prevenção das lesões, o que resulta na melhoria da qualidade de assistência.
“Para mim o projeto representa um grande crescimento acadêmico. É um prazer poder ajudar as pessoas com uma linguagem simples e fácil, isso traz maturidade e comprometimento com a minha futura profissão e com os demais discentes”, finaliza a aluna Renata, que cursa o 6º período do curso de enfermagem.
Confira o canal:Canal Fundeps