O curso de Plataformas e Ferramentas Digitais para uso Acadêmico encerrou nessa quinta-feira (25). A atividade, realizada de forma remota, é uma realização do Projeto de Extensão “Formação Continuada: ferramentas da ação didática” e contou com 493 professores que concluíram o curso.
Ao todo, o curso abordou cinco módulos com temáticas ligadas a tecnologia e educação, totalizando uma carga horária total de 60 horas. A sua metodologia contemplou todas as ferramentas colaborativas que o pacote G Suíte do Google apresenta. Além disso, foram disponibilizadas ferramentas que podem ser utilizadas na área acadêmica, como edição, realização de vídeos, compartilhamento, e várias outras ferramentas e aplicativos que podem dar um auxílio nas aulas on-line ou presenciais.
O vice-reitor da Uespi, Evandro Alberto, ressalta que o curso teve uma carga horária completa no que diz respeito às ferramentas e plataformas digitais. “Queria destacar a espetacular participação dos professores, totalizando mais de 500 inscritos no nosso curso. Os módulos abordaram ferramentas que podem ser utilizadas na área acadêmica, como edição e realização de vídeos no YouTube, compartilhamento, utilização do Google G Suíte e todas as suas utilidades. Então, com isso, observamos um salto fantástico no que diz respeito à tecnologia e suas utilidades”, destacou Evandro.
A professora doutora Luciana Saraiva, diretora de Programas e Projetos Educacionais Especiais da Uespi, ministrou algumas aulas para os alunos do curso. Ela afirma que o curso foi um sucesso e que foi muito bem recebido pelos participantes.
“A qualidade do conteúdo fez até com que os próprios participantes solicitassem uma extensão do curso até o dia 9 de julho. Nós também iremos ajustar um período de inscrições para uma nova turma de professores e a primeira turma de técnicos”, comenta a professora.
O professor Fhilippi Silva ministrou as aulas sobre o Google Apresentações, da plataforma G Suite. De acordo com ele, as atividades mostraram aos professores que eles poderiam utilizar essas ferramentas em suas disciplinas, seja no momento presencial ou remoto.
“Buscamos abranger vários conteúdos e assuntos que poderiam ser úteis tanto presencialmente quanto on-line. É muito gratificante fazer parte de um grupo tão heterogêneo de professores, das mais diversas áreas do conhecimento, das mais diferentes localidades do estado, mas engajados e com grande empenho e dedicação para construir este curso”, fala Fhilippi Silva .
As professoras Osmarina Pires e Daiane Rufino participaram do curso como ouvintes. Elas destacam a que o curso mostrou o uso e aplicabilidade das ferramentas como estratégias metodológicas para o ensinar e aprender de forma colaborativa, característica própria das ferramentas estudadas.
“Foram muitas as novidades que o curso de formação continuada oferecida pela Uespi trouxe. A atividade foi uma boa proposta de aplicação das ferramentas didáticas incentivando professores a desenvolverem atitudes motivadoras, possibilitando melhor participação, colaboração e compartilhamento dos saberes gerados pelos alunos nos diferentes espaços de aprendizagens”, aponta a professora Osmarina Pires.
Daiane Rufino acrescenta que o curso foi importante no sentindo de trazer mais oportunidades de aprendizagem para os professores aplicarem em sala. “Nos proporcionou contato com ferramentas digitais, que servirão para melhorar a interação dos alunos e professores no ensino-aprendizagem, seja para aulas on-line ou não. Entendo que mesmo com aulas presenciais, quando acontecerem, não podemos mais dissociar o ambiente físico real do ambiente virtual”, diz a professora.
É válido lembrar que a certificação será entregue a quem concluir o curso com uma frequência mínima de 75% na carga horária.
Novas turmas
De acordo com a organização do curso de Plataformas e Ferramentas Digitais para Uso Acadêmico, a abertura de uma nova turma de docentes está prevista para o dia 23 de julho, bem como uma primeira turma de técnicos na mesma data.