Encerramento de mais um módulo do curso, no último sábado

Com aula ministrada pela defensora pública Rosa Mendes Viana Formiga, titular da 9ª Defensoria Pública de Família e coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), o Curso Defensoras Populares teve prosseguimento no último sábado (26), na Biblioteca Estação Nova Cultura, no Itararé, zona Sudeste de Teresina.

Rosa Viana abordou o tema “Direito das Famílias – Elementos básicos sobre institutos do direito das famílias, como alimentos e divórcio”, destacando também a experiência da Oficina de Pais e Filhos, que vem alcançando excelentes resultados na solução de conflitos familiares na Defensoria Pública.

O curso acontece dentro do Projeto Defensoras Populares, implantado no Piauí pela subdefensora pública-geral Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, tendo por finalidade a formação de lideranças comunitárias femininas para que, empoderadas, possam atuar dentro de suas comunidades como agentes multiplicadoras, na busca pela garantia dos direitos das mulheres.

Para Rosa Viana, a experiência foi gratificante. “Gratidão! Esse é o sentimento para descrever minha participação nesse projeto tão lindo e importante, das Defensoras Populares. Quero parabenizar a subdefensora-geral Carla Yáscar Belchior e as colegas do Núcleo da Mulher da Defensoria pela idealização e apoio a causas desta natureza. Foi com imensa alegria e orgulho de fazer parte dessa instituição, que compartilhei no último sábado de temas ligados a minha área de atuação, com as mulheres do Itararé. Só tenho a agradecer e desejar que este projeto se estenda a outros bairros, tendo em vista que já é um sucesso, sendo destaque não só pelo que representa para as destinatárias, como também para a divulgação positiva da imagem da Defensoria! Parabéns!”, afirmou a defensora.

Carla Yáscar Belchior ressalta que o projeto tem alcançado seus objetivos. “A cada aula ministrada percebemos o crescente desempenho dessas mulheres líderes da região do Itararé, o que se deve ao  interesse de lutar por  seus direitos e, consequentemente, por melhor qualidade de vida. Às nossas ministrantes, colegas defensoras públicas, só temos a agradecer por se disponibilizarem a colaborar com esse importante projeto. Faltando três módulos para que posamos concluir o curso, nossa certeza é que essa é uma experiência que já deu certo e que será um diferencial na luta pelos direitos das mulheres em Teresina”, ressalta a subdefensora-geral.

A aula de sábado contou com a presença das defensoras públicas Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI e Elisa Cruz Ramos, titular da 7ª Defensoria Pública Criminal.

O próximo módulo do curso abordará o tema “Garantias penais básicas de todo cidadão” e será ministrado pela defensora pública Irani Albuquerque Brito, titular da 4ª Defensoria Pública do Sistema Prisional e terá também participação da defensora pública Ângela Martins, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, tratando sobre noções de “Direito do Consumidor”.