A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) promoveu no último sábado (03), a segunda aula do curso Defensoras Populares, desenvolvido a partir do projeto homônimo e que conta com a participação de mulheres de Teresina, do interior do Piauí e Maranhão, com o tema “Direitos Humanos das Mulheres: Gênero, Lei Maria da Penha e Violência Obstétrica”. As ministrantes foram a subdefensora pública geral e coordenadora do projeto, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher. O Núcleo de Defesa da Mulher tem sido parceiro para o desenvolvimento do Projeto defensoras Populares no Piauí.
Devido ao período pandêmico ocasionado pela Covid-19, o curso vem sendo realizado na modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom, o que não tem sido empecilho para o bom desempenho de ministrantes e participantes. A primeira aula, realizada no dia 24 de setembro abordou o tema “Sistema de Justiça, o Papel das Polícias e a Instituição Defensoria Pública”.
A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, considera que o aproveitamento da segunda aula também foi satisfatório. “Neste sábado falamos sobre gênero, direitos humanos das mulheres, Lei Maria da penha e violência obstétrica. As mulheres nos assistiram com muita atenção e se demonstraram muito sensíveis aos temas tratados. Foi mais um encontro muito produtivo com as futuras Defensoras Populares, mulheres que nos enchem de boas energias e de força para continuar. Eu já imaginava que este Projeto seria maravilhoso desde a primeira vez em que conheci a ideia, mas a cada encontro me convenço mais da importância de trabalhar para o empoderamento e a educação em direitos das mulheres, e do quanto é gratificante caminhar e aprender com nossas participantes”, afirma.
A próxima aula do Defensoras Populares acontecerá no próximo sábado, dia 10 de outubro e terá como ministrantes as defensoras públicas Karla Araújo de Andrade Leite, diretora das Defensorias Regionais e Valéria do Nascimento Diniz. As ministrantes abordarão “Constituição Federal de 1988, Ações Afirmativas e Dignidade Humana e Noções de Direitos das Pessoas com Doenças Graves”.