Os cursos de Pedagogia, do campus de Parnaíba, e História, do campus de Oeiras, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), receberam a avaliação nota máxima (5) e a renovação de reconhecimento pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/PI). Os cursos foram avaliados em cinco categorias e devido às suas boas avaliações e trabalhos realizados mantiveram o seu funcionamento.

O processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso é realizado pelo Conselho Estadual de Educação a cada 3 ou 4 anos. O órgão avalia as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico-administrativo, além da infraestrutura. Após a avaliação, o Conselho emite um parecer e edita uma resolução de autorização de funcionamento.

No parecer os avaliadores relatam cada dimensão investigada, o que contribui para o crescimento do curso, bem como as fragilidades que precisam ser revistas e trabalhadas até a próxima avaliação. O parecer é bastante detalhado e instrutivo para que o curso continue em busca de manter e melhorar a qualidade. Os conceitos para cada item avaliado tem valores de 1 até 5,  sendo 5 o conceito máximo – que considera o resultados da avaliação das dimensões, o resultado da avaliação do Enade, avaliação feita pelo Ministério da Educação.

Para o curso de Pedagogia de Parnaíba, a Comissão atribuiu conceitos favoráveis à renovação de reconhecimento do Curso, por isso o conceito 5 (nota máxima). A Coordenadora do curso, Professora Samara Silva, explica que as recomendações feitas no Parecer do CCE são relacionadas ao número de docentes efetivos para cumprir a oferta de vagas estabelecidas no PPC do Curso, que é de 80 vagas anuais e que a Universidade possa criar comitês locais de Ética e Pesquisa. “Nosso curso sempre está empenhado em desenvolver projetos, atividades de ensino e pesquisa comum alinhada ao trabalho coletivo e colaborativa, que vem provocando um grande impacto em nossa realidade aqui no território litorâneo. Destaco, ainda, o envolvimento dos nossos estudantes em busca da melhoria do curso, a parceira com a rede pública e privada de educação, que tem possibilitado aos estudantes do curso o diálogo e vivencia da relação teoria e prática. Além também do desenvolvimento dos Programas de Iniciação a Docência, Residência Pedagógica para a qualificação do nosso corpo docente com a formação na área do mestrado e Doutorado”, ressaltou.

O diretor do campus de Parnaíba, Professor Eyder Rios, a avaliação positiva nada mais é do que o resultado do esforço dos docentes e discentes. “A nota máxima atribuída ao curso é fruto de muito esforço e dedicação em algo que acreditamos. O trabalho dos professores, coordenação e dos alunos de Pedagogia, assim como os outros cursos da Uespi, é sério e coerente, verificando a integração e contribuição entre discentes e docentes”, afirmou.

Evangelita Nóbrega, Professora do curso, também faz parte dessa conquista. Ela é Mestre e doutoranda na UFCscar e  já foi Coordenadora do curso de 2017 até 2018. De acordo com a professora, o conceito 5 avaliado pelo Conselho Estadual de Educação apresenta o resultado da política de investimentos da Uespi no que tange a qualificação dos docentes.

“Esse investimento contribui para o crescimento das atividades acadêmicas envolvendo o corpo discente em atividades de iniciação científica, monitoria, projetos de extensão, visitas técnicas, aplicação de ações e projetos de intervenção nas escolas públicas e entidades sociais. O acompanhamento ativo de projetos com parceria com escola públicas Pibid, Residência Pedagógica, estágio obrigatório e estágio extracurricular e outros. Outro fator importante é a intensa participação dos docentes na apresentação de trabalhos em congressos e eventos científicos, bem como, a publicação de artigos que evidencia a identidade do curso: formação de professores”, destacou.

Curso de História em Oeiras também recebe nota 5

O curso de História do campus de Oeiras também obteve resultados satisfatórios. O Coordenador do curso, Thiago Reisdorfer, ressalta que a avaliação feita e o resultado dessa avaliação é fruto de um trabalho coletivo de vários anos. Nesse sentido, é necessário destacar o trabalho da Professora Pedrina Nunes, que foi Coordenadora do Curso, pela maior parte do período avaliado.

“Destaco a colaboração de todos do curso, além disso, o concurso realizado, em 2018, foi peça chave nessa avaliação. A partir dele, tivemos a contratação de 4 docentes efetivos que, juntamente com os demais professores efetivos e substitutos, contribuíram para a consolidação e o aperfeiçoamento de nosso curso. Essa avaliação reafirma a qualidade do trabalho de professores, estudantes, técnicos e gestores e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do curso, da Uespi e da comunidade de Oeiras e Região”, pontuou.

O Professor do curso de Letras/Português e Diretor do campus, Harlon Homem, aponta que o resultado reflete a organização, a força de vontade de todos do campus. “É  com muita satisfação e honra que o campus Professor Possidônio Queiroz da Uespi em Oeiras recebe a nota máxima do Conselho Estadual de Educação. Essa nota reflete o trabalho árduo e cotidiano dos professores e professoras, altamente qualificados, comprometidos, empenhados e engajados.  Reflete a organização, a força de vontade e dedicação dos estudantes, futuros historiadores, desta primeira capital do Piauí.”disse.

Ele acrescente que o resultado reflete o empenho da coordenação do curso que trabalha diuturnamente para atender a todas as demandas que a universidade apresenta. “Reflete o trabalho dos técnico-administrativos e de todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem o curso de História e o campus de Oeiras. A direção do Campus parabeniza efusivamente todo o curso de História do nosso campus e comemora mais essa conquista de nossa UESPI”.

A Pró-reitora de Ensino e Graduação, Professora Nayana Pinheiro, parabeniza os cursos em nome de toda a Administração Superior. “A UESPI está muito feliz com esses resultados e iremos continuar lutando para conquistar mais excelências em todos os cursos. Parabéns aos Coordenadores, docentes, discentes, diretor de campus, técnicos e também a sociedade, que, no futuro, vai poder contar com profissionais bem capacitados, competentes, dedicados em suas áreas”, parabenizou.

Estudantes destacam o empenho dos colaboradores e dos colegas

Além dos professores, da coordenação e da Administração Superior, os alunos também foram grandes aliados nessa conquista dos cursos. Dentro da avaliação do Conselho também ocorre uma avaliação dos discentes, para saber  como está o desempenho deles no curso. Os dois cursos apresentaram novamente bons resultados.

A estudante Nickole Silva, do sexto período de Pedagogia, afirma que a avaliação é fruto do esforço de cada aluno, professores, da coordenadora e de todos para conseguir o que for preciso para o aprendizado.

“A longo destes anos no curso, tenho percebido, através dos meus orientadores, a importância de tornar-se um bom profissional, que vai muito além da sala de aula, já que estamos vivendo a experiência da licenciatura. O fato é que conseguimos nota máxima no Conselho Estadual de Educação. Estou muito feliz e tenho muito orgulho do Curso de Pedagogia da Uespi”, afirmou.

O estudante do segundo período também do curso de Pedagogia, Luiz Gonzaga, acrescenta que todo esse envolvimento dos coordenadores, professores, colegas e colaboradores do curso o faz sempre continuar buscando mais. “Eu como aluno do segundo bloco indo ao terceiro, quero deixar nítido o esforço e dedicação de cada um pelo curso. Tanto dos professores, coordenação, alunos dos blocos avançados e outros que participam de forma secundária, particularmente, acredito que esse esforço valeu a pena não só pela nota e sim pela qualidade do curso em geral”.

Valéria Dantas está no oitavo período do curso de História. Ela afirma que essa conquista representa o resultado da busca constante do aperfeiçoamento em nossa área. “Acredito que essa conquista é o resultado dos esforços de todos. Discentes, funcionários colaboradores e, principalmente, dos nossos professores, que meio a limitações, ainda conseguem a partir de organização e planejamento mútuo repassar um ensino de qualidade”, finalizou a discente.

Confira:

Solicitação de avaliação do curso

Confira a Resolução da avaliação e reconhecimento do curso