Reunião no gabinete do defensor-geral

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, recebeu a visita institucional da ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Márcia Anunciação Maia Pereira, nesta quinta-feira (23). Participaram do momento a subdefensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o ouvidor-geral externo da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite.

Segundo explicou Márcia Pereira, a vinda ao Piauí teve, além do objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Defensoria e Ouvidora local, atender determinação do Colégio Nacional de Ouvidores, que vem trabalhando no sentido de uma reaproximação de todas as Ouvidorias, para que possam exercer um trabalho unificado. A Ouvidora explicou que foi construída uma agenda nacional prévia, objetivando facilitar o deslocamento dos ouvidores quando das reuniões do Conselho.

Márcia Pereira disse ter sido bem acolhida no Piauí. “É a primeira vez que estou no Piauí nesse cargo de ouvidora-geral da Defensoria do Maranhão e foi muito gratificante ter esse momento de conversa com o defensor-geral e a subdefensora-geral, ambos muito simpáticos, entendem a importância da Ouvidoria dentro da Defensoria Pública, que não é um espaço de disputa, mas sim de contribuição. Esse pensamento tanto do defensor-geral como da subdefensora-geral, de compreender que a Ouvidoria faz parte de um processo de aperfeiçoamento da Defensoria, é de extrema importância para a Instituição como um todo. Poder encontrar esse diálogo e esse olhar de valorização da Ouvidoria a partir da Gestão é muito importante, não só para o trabalho do ouvidor, mas também para uma questão de boas práticas na Instituição”, ressaltou.

O ouvidor Nayro Victor Lemos se colocou à disposição para colaborar com o Colégio de Ouvidores e destacou a aproximação. “É uma felicidade receber a ouvidora do Maranhão. Para nós, é extremamente importante essa visita e aproximação, mostra que temos que fortalecer cada vez mais as Ouvidorias, aproximar as Defensorias, para que juntas possam cada vez mais s atender seus assistidos uniformemente. Sei que cada estado tem suas peculiaridades, mas precisamos entender que todos tratam com pessoas que têm, desde sempre, seus direitos negados. Então essa interação, contribuição, troca de experiências, é muito importante para que a gente não cometa erros com essas pessoas que são nosso principal objetivo. Estamos muito felizes com a visão que o Conselho Nacional está tendo das Ouvidorias e em sua busca pela implantação onde ainda não tem. Da parte da Ouvidoria do Piauí queremos dizer que estamos à disposição para contribuir com essa luta cada vez mais. Aqui temos a grata satisfação de trabalhar com gestores que entendem a importância da Ouvidoria Externa”, disse.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destacou para a ouvidora-geral da Defensoria do Maranhão que a Defensoria Pública do Estado do Piauí sempre buscou reconhecer a importância da Ouvidoria. “Sempre facilitamos o trabalho da Ouvidoria. Desde o início da nossa gestão, em março do ano passado, que apoiamos essa aproximação com a Ouvidoria . Temos incentivado aqui no Piauí a saída dos gabinetes e a aproximação com a população, nesse sentido estamos desenvolvendo vários projetos e o trabalho do nosso ouvidor é muito importante para essa ponte com a comunidade. Foi, por exemplo, de grande valia quando da realização da primeira turma do Curso Defensoras Populares, ao nos ajudar na aproximação com a comunidade do Grande Dirceu, um dos principais bairros de Teresina. Acreditamos que essa aproximação das Ouvidoria será de grande valia e também que temos que trabalhar em conjunto e estabelecer estratégias de atuação, com um planejamento adequado, que as ações desenvolvidas possam trazer benefícios tanto para a Instituição como para o nosso público-alvo. Temos também uma ótima relação coma Defensoria Pública do Estado do Maranhão com a qual inclusive, a partir de um termo de cooperação assinado ano passado, estamos desenvolvendo capacitações conjuntas pelas nossas Escolas Superiores”, afirmou.