Reforçando o respeito e o comprometimento da Defensoria Pública com a causa da acessibilidade e da inclusão social, a defensora pública geral Carla Yáscar participou, nesta quarta-feira (26), do evento “Diálogos: Acessibilidade que temos, Acessibilidade que queremos”, realizado pela ONG Comradio, através do projeto Mulheres de Visão.
O evento aconteceu no auditório da Comradio, em Teresina, e se destinou a trazer para o debate a importância da inclusão e acessibilidade na sociedade atual, enfatizando a necessidade de uma mudança cultural, para que se tornem valores compartilhados por todos para que se possa construir um futuro mais justo e igualitário.
Na ocasião foi também feita a apresentação da Plataforma Acesso Vagas, desenvolvida pela Comradio, por meio do projeto Mulheres de Visão, com o objetivo de conectar pessoas com deficiência ao mercado de Trabalho.
O presidente da Comradio, Iraildon Mota, destacou a percepção do compromisso da Defensoria Pública com a causa. “É fundamental que cada vez mais as instituições, a sociedade, as pessoas com deficiência, discutam acessibilidade e inclusão, pois a partir desse diálogo temos uma possibilidade de fazer de fato a acessibilidade e a inclusão acontecerem”, afirmou.
Mota destacou que a participação da Defensoria Pública mostra o compromisso da instituição com essa causa e respeito a quem precisa de inclusão e acessibilidade. “A presença da defensora-geral Carla Yáscar dá o exemplo para tantas outras instituições que precisam participar desse processo de inclusão social, tão necessário para as pessoas com deficiência”, ressaltou.
Carla Yáscar Belchior reafirmou o compromisso da Defensoria Pública com a causa da inclusão e da acessibilidade. “ É uma imensa satisfação participar desse importante debate promovido pela Comradio. A Defensoria Pública trabalha em todos os segmentos na seara dos Direitos Humanos, procurando cada vez chegar mais próximo das pessoas a quem assiste e, nesse contexto, a garantia da inclusão social e a promoção da acessibilidade, tão importantes quando se trata da garantia de direitos, estão sempre presentes na nossa atuação diária”, afirmou.
Além da defensora pública geral, participaram do evento representantes do Ministério Público do Trabalho no Piauí, TV Assembleia, Câmara Municipal de Teresina, hospitais e empresas voltados para atendimentos relacionados à visão, inclusão e acessibilidade.