A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, está realizando visitas institucionais às Defensorias Regionais do polo de Parnaíba, no norte do estado. Na última terça-feira (13) a defensora-geral esteve nas Defensorias Regionais de Cocal e Parnaíba. Nesta quarta-feira (14) a visita acontece na Defensoria Regional de Luís Correia. Também participaram a subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; a diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite e o diretor administrativo da Defensoria, Humberto Brito Rodrigues.

A visita teve por objetivo verificar de perto a realidade das Defensorias visitadas, além de fazer a entrega de equipamentos e ouvir os defensores, defensoras e suas equipes sobre as principais demandas, visando melhorar a prestação dos serviços da instituição à população das referidas comarcas.

A defensora pública Ana Teresa Ribeiro da Silveira Sampaio destaca como a equipe da Defensoria de Cocal recebeu a comitiva da defensora-geral. “Fiquei muito feliz com a visita da defensora pública geral e de toda a equipe que a acompanhou, por terem vindo ver de perto o funcionamento e a realidade da Defensoria Regional de Cocal, no intuito de constatar in loco parte das nossas atuais dificuldades e necessidade de melhorias, especialmente em termos de estrutura e tecnologia. Entendo que essa preocupação deve ser uma constante para a gestão, pois é indispensável para o aprimoramento e avanço da Defensoria Pública tanto no aspecto do atendimento aos assistidos, quanto no que diz respeito a um ambiente de trabalho sadio e equilibrado”, disse a defensora.

O gerente da Defensoria Pública Regional de Parnaíba, defensor público Manoel Mesquita de Araújo Neto, também demonstrou satisfação com a atenção que a gestão está dando às Defensorias Regionais. “Agradecemos a visita institucional da defensora pública geral, subdefensora pública geral, diretor administrativo e diretora regional, à nossa Regional de Parnaíba que compõe as Defensorias de Cocal, Parnaíba e Luís Correia. Foram abordados diversos assuntos institucionais visando a melhoria dos serviços colocados à disposição das Defensorias Públicas locais e dos assistidos e materializada a melhoria da recepção e entrega de novos computadores nas sedes das três Regionais”.

A diretora das Defensorias Regionais, Karla Andrade, destacou a necessidade desse contato presencial com as Defensorias que atuam no interior do estado. “Estas visitas são muitíssimo importantes para termos noção mais próxima da realidade vivida por cada colega do interior. Quando se escuta um relato você apenas imagina uma dificuldade, mas quando você põe os olhos no cenário traz na mente outra dimensão do problema a ser resolvido. Agradeço à defensora pública geral, Carla Yáscar, à subdefensora-geral, Verônica Acioly e ao diretor administrativo, Humberto Rodrigues, por terem ido ao polo regional de Parnaíba”, destacou a diretora.

A defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, também ressaltou a importância do contato presencial com as defensoras públicas e defensores públicos que atuam nas Regionais. “A oportunidade de ver de perto como está a estrutura das Defensorias Regionais, mas principalmente poder ouvir as colegas defensoras, os colegas defensores e suas equipes sobre as demandas e realidade de cada comarca, possibilita que possamos nos empenhar cada vez mais em dotar essas Defensorias de estrutura condizente para a boa qualidade do serviço prestado. Essa estrutura diz respeito não apenas ao espaço físico e equipamentos, mas também a ações e medidas que possam ser desenvolvidas e tomadas para que a Defensoria Pública continue em uma crescente quando se trata de oferecer o acesso à justiça de forma célere e eficaz, bem como de buscar a garantia dos direitos de tantas pessoas que necessitam da nossa instituição. Essa certamente foi a primeira de uma série de visitas institucionais que realizaremos às Defensorias Regionais do Piauí”, finalizou a defensora geral.