Programação será variada

O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Nudecon) irá promover uma programação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. Do dia 9 a 11, acontecerão negociações junto a Empresa Equatorial, beneficiado os consumidores assistidos pela DPE. Nos dias 12 e 13, serão realizadas palestras educativas relacionadas a consumo consciente e tutelas coletivas.

As negociações com a Empresa Equatorial serão realizadas, das 8h às 12h, no próprio Núcleo do Consumidor, que fica na Casa de Núcleos da Defensoria, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, bairro de Fátima. É preciso fazer o agendamento prévio no próprio Nudecon.

No dia 12, às 10h, no auditório da Casa de Núcleos, a coordenadora do Núcleo do Consumidor, defensora pública Ângela Martins Soares Barros, titular da 3ª Defensoria Pública do Consumidor, irá proferir palestra sobre “Planejamento Financeiro: Dicas para sair do vermelho”, tendo como público-alvo as pessoas assistidas pela Defensoria Pública.

No dia 13, a partir das 9h30, também no auditório da Casa de Núcleos, será realizada uma manhã voltada para Defensores Públicos, servidores, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública. Na oportunidade a defensora Ângela Barros fará uma apresentação do Nudecon e das atividades por ele desenvolvidas. Em seguida, às 10h, o titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, defensor público Alessandro Andrade Spíndola, abordará o tema “Defensoria Pública na Tutela de Direitos Coletivos e Sistemas de Defesa do Consumidor”.

Na mesma data, das 11h às 12h, acontecerá um painel tento como tema “Sindec e Consumidor.gov.br como instrumento do Sistema Multiportas e da Tutela Administrativa coletiva do Consumidor”, tendo como expositores o promotor de Justiça e coordenador geral do Procon, Nivaldo Ribeiro; o coordenador técnico do Procon, Edivar Cruz Carvalho e o assessor técnico do Procon, Ricardo Alves Mendes Moura.

A coordenadora do Nudecon, defensora pública Ângela Barros, diz que esta é uma forma positiva de celebrar o Dia Mundial do Consumidor. O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que conta também com a defensora pública Luciana Moreira Ramos Araújo, na 2ª Defensoria Pública do Consumidor, foi criado no ano de 2004 e desde então vem oferecendo um atendimento qualificado, assegurando os direitos dos consumidores carentes de forma célere por meio da conciliação, o que representa um diferencial nas relações de consumo, garantindo os direitos dos assistidos pela Defensoria Pública de forma eficaz.