Visando facilitar os serviços ofertados à população em situação de rua de Teresina, a Coordenação do Projeto “Defensoria PopRua” – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua”, da Defensoria Pública do Estado do Piauí, está disponibilizando um formulário online que facilitará o trabalho da Instituição no que se refere a proporcionar documentação para essa parcela da população, que muitas vezes está invisibilizada exatamente por não ter meios de como se identificar. O fomulário estará disponível no site da Defensoria e também será repassado a grupos de WhatsApp que contam com a presença de representantes de órgãos, instituições e entidades voltadas para atendimento à pessoas vulneráveis.
A defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que é a autora e coordenadora do Defensoria Pop Rua, destaca a facilidade de acesso a essa nova ferramenta. “Esse formulário é online e de fácil preenchimento, por ele não apenas os agentes públicos, mas qualquer pessoa que tenha interesse pode colaborar para ajudar a proporcionar documentação para as pessoas em situação de rua. É um importante instrumento de articulação de ações com a Defensoria, para facilitar o acesso à Justiça para essas pessoas vulneráveis! Ajudem a divulgar e o utilizem”, afirma a Defensora, que também é diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública. O formulário pode ser encontrado na aba dos Projetos que se encontra no site da Defensoria: www.defensoria.pi.def.br.
Patrícia Monte explica que assim que a pessoa preencha o formulário ele já chegará automaticamente à equipe do Defensoria Pop Rua, possibilitando o atendimento eficaz da pessoa a ser contemplada. “É mais uma iniciativa visando diminuir a desigualdade social, referenciar essas pessoas para que também possam ter acesso à benefícios que hoje lhes são inacessíveis por não terem como comprovar a própria existência”, afirma a defensora.
O Projeto “Defensoria PopRua” – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua” é desenvolvido em eixos distintos, que se propõem a dar visibilidade à questão social das pessoas em situação de rua, buscando despertar a sensibilização junto a sociedade, em relação às políticas públicas para esse público específico, possibilitando orientação jurídica e judicial. Também é destinado à troca de experiências e capacitações entre os parceiros envolvidos, desenvolvendo um fluxo de demandas com a assistência social do município, definindo dessa forma um canal aberto para os encaminhamentos necessários ao atendimento.