O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública, Djan Moreira, entregaram nesta terça-feira (14) à presidente da União Brasileira de Mulheres – Secção Piauí (UBM-PI), Tatiane Fernanda Patrícia Cavalcante Seixas, o material escolar arrecadado pela Defensoria Pública em colaboração com a Campanha Natal na Comunidade, desenvolvida pela UBM/PI.
O Natal da Comunidade é uma ação realizada desde 2016 pela UBM/PI, e já atendeu mais de 400 crianças e adolescentes com a distribuição não só de materiais escolares, mas também a entrega de brinquedos, roupas, lanches, além da oferta de serviços. O material é entregue sempre na Taboca do Pau Ferrado, beneficiando também comunidades vizinhas. A colaboração da Defensoria Pública foi solicitada pela Presidente da UBM em outubro do corrente ano.
Ao receber o material, Tatiane Seixas destacou a importância da colaboração. “Vai ser muito importante para os meninos e meninas que irão receber o material. O gesto em si é grandioso, porque indica essa disponibilidade real que a Defensoria tem para com as demandas da sociedade, que ultrapassa a barreira do jurídico, dos direitos que são pleiteados aqui no atendimento. Essa ação da Defensoria, de estar atenta, de observar os movimentos acompanhados pela Ouvidoria-Geral, se manifesta assim, quando você vai até a comunidade, doa um caderno, faz uma ação. Estamos, infelizmente, atravessando um momento muito turbulento, em que muitos direitos são explicitamente tomados e outros são tomados aos pouquinhos, seja numa negativa de matrícula, em uma escola que fecha, em um salário que diminui, então quando você tem uma ação ativa da Instituição atendendo ao público, e outra ação individual dos Defensores, diretores, dos servidores da casa fazendo uma ação que não é obrigação mas uma escolha a fazer e que, por isso, se chama solidariedade, é muito importante”, ressaltou, destacando que neste ano devem ser beneficiadas com as doações 125 crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destacou a satisfação da Defensoria em colaborar com a Campanha. “A Defensoria Pública sente-se gratificada em poder colaborar com essa iniciativa da União Brasileira das Mulheres aqui no Piauí, por entender que toda ação que vise levar melhorias para as comunidades carentes deve ser respeitada e incentivada. Vemos as doações que hoje fizemos, somadas a outras que certamente serão disponibilizadas por outras Instituições e Órgãos, como um incentivo para que as crianças e adolescentes da região da Taboca do Pau Ferrado possam dar seguimento aos seus estudos. Parabenizamos a UBM pela campanha que deve fazer a diferença na vida escolar dos que serão contemplados”, afirma.