Inicia nesta segunda-feira (24), a primeira etapa presencial da Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária José Ribamar Leite, em Teresina. Participarão da abertura dos trabalhos as coordenadoras do Projeto: subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; e a diretora criminal, defensora Pública Irani Albuquerque Brito; o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa; as defensoras e os defensores envolvidos na ação; assim como os demais integrantes do Projeto.
O atendimento presencial na Penitenciária José Ribamar Leite acontecerá até a terça-feira (25), sendo posteriormente retomado nos dias 10, 11, 22 e 23 de novembro.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade. Também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem. A etapa na capital sucede às já realizadas nas comarcas de Bom Jesus, Picos e Floriano, todas com boa resolutividade.
“A Força-Tarefa iniciada em 3 de outubro e prevista para acontecer até 30 de novembro agora está desempenhando a etapa presencial na Penitenciária José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia. Vamos atuar na assistência dos sentenciado e provisórios, dando mais uma vez maior celeridade aos processos, garantindo os direitos das pessoas privadas de liberdade”, afirma Carla Yáscar Belchior.
Além da subdefensora pública Geral, Carla Yáscar Belchior, e da diretora criminal, Irani Albuquerque, integram a Força-Tarefa em Teresina as defensoras públicas: Daisy dos Santos Marques, Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa, Priscila Gimenes do Nascimento Godoi e Klésia Paiva Melo de Morais; e os defensores públicos: Igo Castelo Branco de Sampaio, Leandro Damasceno Ferraz e Juliano de Oliveira Leonel.