Defensoria Pública do Estado do Piauí

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo Cível Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nucideca), irá promover na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, o evento o “I Encontro de alinhamento em favor do direito à convivência familiar das crianças e adolescentes de Teresina”. A ação, que será restrita para atores da rede de proteção à infância e juventude em Teresina, terá início a partir das 15h, e será realizada através da plataforma Zoom.

O encontro será promovido em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio. A data foi celebrada pela primeira vez em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção e tornou-se uma comemoração oficial por meio da Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002.

A defensora pública Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública da Infância e Juventude e idealizadora do evento, destacou a importância da ação. “Em alusão ao dia 25 maio, dia Nacional da Adoção, o Núcleo Cível de Defesa das Crianças e Adolescentes promoverá no próximo dia 24, a partir das 15h, o I Encontro de alinhamento em favor do direito à convivência familiar das crianças e adolescentes de Teresina, por meio da plataforma Zoom. Na referida ocasião, pretendemos entabular conversas e debates sobre importantes questões práticas de nosso cotidiano na promoção dos direito à convivência familiar das crianças e adolescentes, pautando alguns assuntos e logo em seguida expondo problemáticas para que os convidados se manifestem. Desta forma, pretendemos oportunizar um ambiente em que as soluções sejam construídas a partir da análise de todas as Instituições ali representadas”, disse.

Estarão presentes no encontro as defensoras públicas da 1ª e 2ª Defensorias da Infância e Juventude de Teresina, Daniela Neves Bona e Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, juntamente com todos os membros que compõem o Núcleo Cível Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nucideca), além do defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; a subdefensora pública geral, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior; o diretor dos Núcleos Especializados, Alessandro Andrade Spíndola; o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira. Além de representantes do Tribunal de Justiça do Piauí; conselheiros tutelares da capital; representantes do Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) e membros das Instituições de Acolhimento de Teresina.

Ao final do evento, será elaborado um documento registrando todas as sugestões propostas durante o encontro. O documento será utilizado como referência para futuras deliberações sobre a temática abordada.