Defensora Sheila de Andrade e demais participantes da palestra

A diretora cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí, defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, proferiu palestra, nessa terça-feira (31), junto a famílias assistidas pelo Creas-Sul, oportunidade em que destacou os serviços prestados pela Defensoria Pública, assim como esclareceu as pessoas presentes em relação aos seus direitos e como ter acesso ao atendimento na instituição. A defensora foi acompanhada pela assessora técnica Juciara de Sousa Santiago Monteiro e da Diretoria de Primeiro Atendimento.

A participação da defensora ocorreu dentro do projeto “Paternidade Acolhedora: Semeando o Amanhã”, desenvolvido pelo Creas. Na ocasião, Sheila de Andrade também destacou os projetos que a Defensoria Pública desenvolve, visando sempre a garantia de direitos, dos quais especificamente é idealizadora e coordenadora do “Lugar de Pai é ao Lado dos Filhos – pela Parentalidade Responsável”, “Conciliar pela Criança – Defensoria Como Prioridade Absoluta”, “Orientar para Servir – O que você precisa saber?” e “Construindo Pontes de Acesso Jurídico às Pessoas em Situação de Cárcere”, todos com foco nas áreas de família e cível, nas quais a defensora atua.

Sobre a palestra, a defensora Sheila de Andrade diz que “foi com muita satisfação que a Defensoria recebeu o convite do Creas para participar, tendo em vista que trata da parentalidade responsável, que casa exatamente com vários projetos da Defensoria, sempre destacando a importância de compreender a parentalidade sob o aspecto da afetividade, da responsabilidade, do dever de cuidado, e levar o conhecimento técnico, mas também uma visão acolhedora, fornecida por uma série de parceiros que participaram desse evento, como Conselho Tutelar, assistentes sociais, psicólogas. Todas essas vertentes, se somadas à parte jurídica da Defensoria, tornam o evento mais rico e importante”, afirma.

Juciara Santiago, que falou especificamente sobre o Primeiro Atendimento, porta de entrada da Defensoria Pública, também manifestou a satisfação em participar do evento. “A palestra foi de suma importância para que famílias, assistentes sociais e organizadores do evento pudessem conhecer o vasto trabalho da Defensoria, desde as demandas judiciais, bem como os procedimentos extrajudiciais. Essa oportunidade de poder compartilhar a função da Defensoria e os procedimentos, consolida a rede de atendimento na busca de ampliar o acesso a direitos, garantindo a dignidade da pessoa humana em todos os aspectos”, destacou.

Daiane Patrícia, gerente do Creas Sul, agradeceu a participação da defensora Sheila de Andrade. “Quero agradecer a disponibilidade da defensora Sheyla, que prontamente atendeu nossa solicitação para contribuir no projeto: Paternidade Acolhedora: Semeando o Amanhã, desenvolvido com as famílias acompanhadas pelo Creas-Sul e na oportunidade falou sobre o serviços e projetos da Defensoria e esclareceu dúvidas, pois muitas vezes os usuários não conhecem e não sabem como acessar”.