A Defensoria Pública do Estado do Piauí finalizou, na terça-feira (29), a etapa presencial de 2022 da Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária José Ribamar Leite (PJRL), antiga Casa de Custódia, em Teresina. O atendimento foi realizado em etapas, sendo esta última iniciada na segunda-feira (28). Nesses dois dias foram revistos 172 processos.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial, coordenado pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e pela diretora criminal da DPE-PI, Irani Albuquerque Brito, tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade. Também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem.
O defensor público Leandro Damasceno Ferraz, que integra a ação, fala sobre o atendimento. “A presença da Força-Tarefa Defensorial na PJRL foi de máximo proveito. A equipe, muito bem treinada e coordenada, conseguiu conversar com cada um dos reeducandos, repassar as informações pertinentes aos processos de execução penal, ouvir e responder suas dúvidas, além de colher demandas para futuros atendimentos. É extremamente gratificante olhar e ouvir seres humanos que tanto necessitam de atenção e acolhimento”, afirma.
Além da diretora criminal Irani Albuquerque e do defensor público Leandro Ferraz, participaram dessa etapa da Força-Tarefa em Teresina as defensoras públicas Daisy dos Santos Marques, Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa, Priscila Gimenes do Nascimento Godoi e Klésia Paiva Melo de Morais e os defensores públicos Igo Castelo Branco de Sampaio e Juliano de Oliveira Leonel.
O projeto Força-Tarefa Defensorial será retomado em janeiro de 2023.