A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, realiza no próximo dia 13, uma “ Roda de Conversa Sobre a Lei Maria da Penha”, com a participação das defensoras públicas Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo e titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher; e Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher.
O evento acontecerá através da Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Defensoria no Youtube. As pessoas interessadas em participar devem acessar o link https://youtu.be/rDPgqNYoQ5I. Durante o evento será disponibilizado no chat do Youtube outro link para que os participantes possam preencher um questionário que possibilitará a certificação pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).
A intenção é promover a discussão acerca da Lei Maria da Penha, que inaugurou um microssistema de proteção à mulher, e se constitui como um importantíssimo instrumento de enfrentamento à situações de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A defensora pública Lia Medeiros, enfatiza a importância do debate promovido pela Defensoria Pública, em aproximar a Lei Maria da Penha das mulheres. “O objetivo do evento é aproximar a Lei Maria da Penha das mulheres, dos movimentos sociais. Nós sabemos que a Lei Maria da Penha é uma lei bastante conhecida, mas muitas mulheres ainda têm muitas dúvidas, em caso de violência, onde devem procurar primeiramente, como devem proceder, o que é necessário, quais são as medidas protetivas que podem ser concedidas em favor daquela mulher que necessita de proteção. Então, o nosso intuito com essa Roda é aproximar a Lei Maria da Penha ainda mais das mulheres. Vamos abrir para todas as mulheres se manifestarem, participarem, tirarem suas dúvidas”, diz.
A subdefensora pública geral do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, também ressalta a importância do debate sobre a legislação promovido pelo evento, e destaca que as Rodas de Conversas não são destinadas exclusivamente para mulheres, mas sim para todas as pessoas que buscam informação sobre o funcionamento das instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
“A Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha, a se realizar em 13 de março de 2021, foi organizada pelas defensoras do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da capital, em atendimento às manifestações de interesse de movimentos de mulheres que desejam conhecer mais e melhor a legislação protetiva contra a violência de gênero, e representa mais uma oportunidade de aproximação entre a Defensoria Pública e todas as pessoas que buscam informação sobre o funcionamento das instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Serão momentos ricos de troca e contribuição na luta contra a vitimização de mulheres, cada vez mais frequente numa sociedade marcada pelo machismo estrutural como a nossa”, defende Carla Yáscar Belchior.