A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE) retomou o funcionamento de todas as atividades, nesta segunda-feira (9), após o período de recesso do fim de ano. O horário de funcionamento da instituição, tanto no modo remoto como no presencial,  permanece das 8h às 14h em todos os prédios da capital e do interior do estado.

Mesmo durante o período do recesso, estabelecido de 20 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, a Defensoria Pública manteve plantão para a atividade fim, com servidores e estagiários atuando em sistema de revezamento. A escala foi elaborada de acordo com as especificidades do atendimento prestado à população, garantindo, assim, que as pessoas que recorreram à instituição não ficassem sem orientação durante esse período. Também permaneceu em funcionamento o Plantão Defensorial, que é mantido durante a semana após o horário normal de funcionamento e também aos fins de semana e feriados.

População no Primeiro Atendimento da Defensoria em Teresina, nesta segunda-feira (9)

A diretora de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria, defensora pública Patrícia Ferreira, explica como se dá a retomada do atendimento. “A Defensoria Pública retomou o serviço em todas as nossas unidades. Em especial em Teresina, nosso Primeiro Atendimento Cível está funcionando e, além do atendimento presencial, temos também o atendimento remoto, por meio do número 99426-1053. Por esse canal, a pessoa consegue acesso sem precisar se deslocar até a sede; é uma forma bastante útil para quem tem dificuldade de locomoção. Reforçando que a Defensoria está de portas abertas para receber os cidadãos, lembrando que o uso de máscara facial é essencial para o ingresso nos prédios da instituição”, explica a defensora.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, reforça a retomada das ações na Defensoria. “Desde as 8h desta segunda-feira, a Defensoria Pública voltou, em todo o Piauí, ao seu atendimento de rotina, que estava em recesso durante o período de fim de ano. Reforçamos que a instituição está bem preparada e disponível para receber a todas as pessoas que nos procuram, seja de modo presencial ou por meio dos nossos canais de atendimento remoto, que também permanecem em funcionamento. Esperamos que o ano de 2023 nos proporcione um trabalho produtivo, com resultados satisfatórios quanto à garantia dos direitos das pessoas que atendemos em todo o estado”, afirma o gestor.