Acontece na próxima segunda-feira(28), a partir das 9h, no auditório Esperança Garcia, no Edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina, a palestra “Abordagens Transfeministas no Direito – por uma cidadania de todes”, proferida pela professora e doutora Letícia Nascimento, da Universidade Federal do Piauí. A atividade abre a 17ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes, que este ano traz como tema “Fé na Vida, Fé no que Virá” e conta com o apoio da Defensoria Pública, por meio de sua Escola Superior (Esdepi).
Durante a palestra também serão realizados atendimentos voltados para o público não-binarie, travestis e transexuais. A defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que coordena o Projeto “Meu Nome, Meu Orgulho”, destaca que as pessoas que pretendem ser atendidas na segunda-feira devem estar munidas de documentos essenciais, como certidão de nascimento, CPF, identidade, comprovantes de residência e renda e, caso tenha, o passaporte.
“Dentro da iniciativa será possível atender para garantir a retificação do registro civil para pessoas que buscam ajustar em seus documentos oficiais o seu gênero, incluindo a troca do prenome. Acreditamos que será uma manhã bem produtiva e aguardamos o comparecimento das pessoas que necessitam desses serviços da Defensoria”, reforçou Patrícia Monte.
Marinalva Santana, 2ª coordenadora do Grupo Matizes, fala da satisfação em contar com essa parceria. “Para nós do Matizes, é sempre uma alegria renovar as parcerias que já temos com a Defensoria Pública e ficamos muito alegres que a solenidade de abertura da 17a Semana do Orgulho de Ser será na Defensoria, instituição que está sempre na defesa dos direitos humanos em nosso estado. Então, vemos com muita alegria e esperamos que essa parceria continue por longos anos”, ressaltou Marinalva.
A defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, afirma que a parceria com o Grupo Matizes para a realização da Semana é relevante. “Para nós da Defensoria Pública é de extrema importância a parceria com o Grupo Matizes dentro da Semana do Orgulho de Ser, podendo oferecer informações e serviços a essa população tão estigmatizada, tão vulnerabilizada, e que acaba muitas vezes não conseguindo ter acesso aos seus direitos. Então, acolher essa pauta é muito significativo e estaremos sempre prontas a colaborar com o Grupo Matizes, garantindo o atendimento desse público específico”, finaliza a defensora.