Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Piauí, inicia campanha de divulgação de dicas sobre direitos dos consumidores e relação de consumo consciente, visando orientar a população.
Divulgadas por meio dos Instagram e fanpage da Defensoria Pública, as dicas iniciaram nesta segunda-feira (15), abordando questões voltadas para o abastecimento de energia elétrica.
A coordenadora do Nudecon, defensora pública Ângela Martins Soares Barros, fala sobre a necessidade de bem informar o consumidor sobre seus direitos. “Essa é uma data para refletirmos sobre as conquistas obtidas até aqui na Defesa do Consumidor, e sobre o que ainda deve ser feito. Foram muitos os avanços, seja na legislação, seja nos mecanismos postos à disposição do consumidor para fazer valer os seus direitos. No entanto, a vida moderna evolui a passos largos, trazendo mudanças na forma como ocorrem as relações de consumo. Nos últimos anos, em especial no ano de 2020, em razão da pandemia da covid-19, observamos um crescimento exponencial do comércio eletrônico, exigindo mecanismos mais eficazes para a segurança destas transações e proteção dos dados dos consumidores. É necessário, portanto, que o consumidor conheça os seus direitos e, para tanto, formulamos algumas dicas para conscientizar a população sobre os seus direitos e deveres nas relações de consumo, bem como sobre como proceder em situações nas quais o seu direito possa estar sendo violado”, destaca a coordenadora.
Além da defensora Ângela Barros, que é titular da 3ª Defensoria Pública do Consumidor, o Nudecon conta com a atuação do defensor público Crisanto Pimentel Alves Pereira, na 1ª Defensoria Pública do Consumidor e da defensora pública Luciana Moreira Ramos de Araújo, na 2ª Defensoria Pública do Consumidor.