O VII Módulo do Curso Defensoras Populares foi realizado nesse sábado (23), na Biblioteca Estação Nova Cultura, no Itararé . O tema “Solução Extrajudicial de Conflitos: capacitando mulheres para a conciliação e mediação de conflitos” foi ministrado pela defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 11ª Defensoria Pública de Família.
Este foi o penúltimo módulo do curso, que se destina à formação de lideranças comunitárias femininas para que possam atuar dentro de suas comunidades como agentes multiplicadores, buscando o empoderamento feminino e a garantia dos direitos das mulheres.
O curso é realizado dentro do Projeto Defensoras Populares, que foi implantado no Piauí por iniciativa da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, segundo a qual os objetivos do curso vêm sendo alcançados. “Observamos o interesse das lideranças femininas em conhecerem mais sobre os direitos das mulheres e vemos, com grata satisfação, que a cada módulo elas estão mais conscientes desses direitos e da importância de se tornarem protagonistas nessa conquista. É um curso que deu certo e que pretendemos levar para outras regiões de Teresina, oportunizando que mais mulheres possam ser capacitadas”, afirma a subdefensora-geral.
A ministrante do módulo destaca como foi a experiência. “O projeto estreita os laços entre a Defensoria Pública e a comunidade, que é onde devemos estar. As demandas sociais estão em todos os lugares, e sair das nossas salas para aprender e ouvir junto a essas mulheres têm enriquecido a vida de todas nós. Informar é empoderar e gerar consciência. Informação é a ferramenta mais poderosa para a garantia dos nossos direitos”, diz Débora Cardoso.