Entre as pautas discutidas, estão as soluções tecnológicas para aprimorar a política de gestão e prevenção de riscos e desastres, especificamente na criação de um sistema de monitoramento e gestão de riscos de barragens para o estado.

Equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) esteve na sede da empresa Piauí Conectado nesta quinta-feira (14), para tratar de soluções tecnológicas que aprimorem a política de gestão e prevenção de riscos e desastres. Foi abordada, especificamente, a criação de um sistema de monitoramento e gestão de riscos de barragens para o estado.

Segundo o diretor de prevenção e mitigação, Werton Costa, o intuito é utilizar a tecnologia para garantir a comunicação rápida e eficiente entre comunidades de risco e a Defesa Civil. “Isso passa não apenas pelo sinal de internet, mas também pela capacitação dessas unidades, pela forma de Nudecs [Núcleos Comunitários de Defesa Civil]. O projeto piloto deve ser desenvolvido em três comunidades de barragens, por enquanto. São os primeiros diálogos que serão conectados com o sistema de monitoramento que a Etipi [Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí] está gerando a partir do seu laboratório de inovação. As ações devem ser construídas pelo serviço social da Defesa Civil junto a essas comunidades de barragens”, explica.

A coordenadora de Responsabilidade Social do Piauí Conectado, Charlene Queiroz, conta que a empresa está empenhada em contribuir para a prevenção de riscos. “É um grande prazer receber a Defesa Civil em nossa sede e estamos muito felizes em poder, futuramente, estar contribuindo com esse trabalho maravilhoso que a Sedec faz na prevenção de riscos. Sendo uma empresa na área de tecnologia, nós entendemos que podemos somar em todos os setores. Sabemos que os desastres podem acontecer, e nos enche de orgulho poder contribuir e desenvolver vários projetos para melhorar a comunicação e prevenir essas ocorrências”, diz.