A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria Estadual Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), uma ação pioneira no Piauí voltada para a construção de um protocolo de atendimento às pessoas com deficiência em situações de riscos e desastres. “O protocolo contempla a inclusão social e envolve um conjunto de ações, desde a sinalização adequada das rotas de fuga, até metodologias de assistência adequadas à realidade do nosso estado”, explica Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec.

A ideia é que o protocolo envolva a capacitação dos profissionais da Defesa Civil estadual e também das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) com a orientações técnicas e específicas para balizar a atuação dos agentes civis nas situações de desastre, como de natureza climática, estiagem, seca severa, condições de enxurradas, enchentes, inundações, entre outros definidos pela normatização do Sistema de Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressalta ainda que o protocolo irá facilitar o acolhimento às pessoas com deficiências. “Já possuímos uma normativa interna, por meio de cartilhas, e a nossa equipe, juntamente com a Defesa Civil, irá trabalhar para formatar um documento que possa auxiliar outros órgãos em como lidar com as pessoas com deficiência em situações de riscos ou em em que essas pessoas possam ter um melhor atendimento”, explicou Mauro Eduardo.