Através do esforço conjunto e do comum acordo entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Ministério Publico e as construtoras responsáveis pelas rodovias estaduais, algumas importantes estradas tiveram seus serviços concluídos, melhorando assim a trafegabilidade e a segurança aos motoristas e moradores de determinadas localidades.

No entanto, outros serviços tiveram que ser suspensos devido à pandemia do novo coronavírus e em encontro às novas determinações do Governo do Estado do Piauí e da prefeitura Municipal de Teresina.

Estradas como o trecho da localidade Vinagreiras, na estradas de José de Freitas, onde a água cortou parte da estrada, os serviços foram finalizados retomando a normalidade da via.

“Neste trecho, onde a água impedia a ligação de um ponto a outro da estrada, conseguimos normalizar a via. Lá, nossa equipe e os trabalhadores foram atuantes conseguindo assim devolver a estrada em tempo hábil para a população daquele povoada de Jose de Freitas”, destaca o diretor de Manutenção e Conservação do DER, Francisco de Sousa.

Outras estradas, como Nazária-Teresina (trecho da ponte do riacho dos Macacos), Piripiri (acesso ao açude Caldeirão) e BR 343 (próximo ao condomínio Mirante dos Lagos), estão em fase de conclusão.

De acordo com o gerente de Engenharia do DER, Matias Sales, essas obras estão sendo realizadas sob autorização do decreto de Nº 19.540. “Estas obras estão asseguradas por se tratarem de questões emergenciais e seguindo todo o protocolo enviado ao Ministério Público Federal, resguardando assim a segurança dos trabalhadores e dos moradores daquele local”, disse.

A intenção do DER, caso o clima permita, é de finalizar as obras da BR 343 dentro de um prazo máximo de seis a dez dias. “Em decorrência das chuvas nunca é bom trabalharmos com prazo, mas dependendo das chuvas, se tudo correr dentro da normalidade queremos terminar este serviço num tempo de seis a dez dias”, enfatiza Sales.

O gerente de Engenharia explicou, entretanto que foram suspensos os serviços nas BRs 343 e 316, em Teresina.  De acordo com Associação Piauiense de Prefeitos (APPM), mais de 180 municípios do Estado também tiveram inúmeras atividades suspensas, que vão desde aulas escolares, até bares e restaurantes fechados por seus decretos, sejam estes Estadual ou Municipal, o que acabou dificultando o trabalho das construtoras.

A diretoria geral do DER afirma que sua equipe continua de prontidão e monitorando as estradas e trechos danificados através de sistema remoto (vídeo-conferência) notificado assim, as situações de emergências que venham a surgir neste período.