O prazo de inscrição da 2ª Edição do Desafio Teresina entre Rios encerra nesta quinta-feira (22). O evento esportivo, cultural e ambiental será realizado no próximo domingo (25) e já conta com 90 caiaques e 25 canoas tradicionais de pescadores ribeirinhos inscritos. A ação acontece no Rio Parnaíba e promete encantar quem vai participar e quem puder acompanhar as ações programadas fora das águas do Velho Monge.
Segundo os coordenadores, o Desafio Teresina entre Rios terá cerca de 100 embarcações no desafio, que percorrerão aproximadamente 20 quilômetros, entre o bairro Angelim, na zona Sul, na Marina Solarium, e o Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, na zona Norte.
“Este percurso estará repleto de cenas culturais e artísticas sobre as águas e embaixo das três pontes, além de uma grande festa de encerramento no Parque Ambiental Encontro dos Rios”, detalha o diretor do vento, Luciano Uchoa, enfatizando que o evento tem como objetivo estimular o ecoturismo e o esporte a remo nos dois rios que cortam a capital.
O desafio terá a participação do canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, de 61 anos, que percorreu toda a costa brasileira, do Oiapoque ao Chuí, um total de 8 mil quilômetros do oeste do estado do Amapá até o último balneário no sul do Rio Grande do Sul, remando um caiaque.
Em Teresina, Adelson vai ministrar uma palestra no próximo sábado, 24 de junho, às 17h, no Blue Tree Towers Rio Poty, falando da sua experiência como esportista. No domingo, dia 25, ele estará remando no Rio Parnaíba com os demais participantes do evento.
Luciano destaca que o evento tem um apelo visual muito bonito, com a ocupação do rio, mas também tem um impacto importante em termos sociais, ambientais, culturais e econômicos”, destaca o diretor do evento, Luciano Uchoa. “Nossa proposta é estimular a ocupação sustentável dos rios, envolvendo os pescadores no planejamento e execução de atividades turísticas nos dois rios, com passeios, vivências e várias outras experiências”, ressalta.
O Desafio Teresina entre Rios não é uma competição e podem participar somente embarcações a remo, como canoas e caiaques. Os únicos barcos motorizados permitidos serão as canoas de pescadores ribeirinhos e dos socorristas do evento.
O regulamento do evento está no site: https://xcrono.com.br/, onde também podem ser feitas as inscrições. Para se inscrever, basta a doação de uma cesta básica no valor de R$ 60,00. Os produtos arrecadados serão distribuídos pela Associação dos Ceramistas do Poti Velho para famílias carentes.