Tendo por objetivo divulgar e fortalecer as ações a serem realizadas, no próximo sábado (12), Dia D da Defensoria – Projeto “Meu Pai Tem Nome”, a diretora cível da Defensoria, defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, e o ouvidor-geral da Instituição, Djan Moreira, estiveram reunidos na última quarta-feira (10) com representantes da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), em Teresina.
Estiveram presentes ao momento, as assistentes sociais que fazem parte das ações integradas pela Funaci, como o Programa Criança Feliz, da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, que tem por objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Funaci, Paulo Cruz, falou sobre a importância da ação desenvolvida pela Defensoria e o apoio ao projeto. “Muito interessante esse projeto a ser realizado dia 12. Casa bem com as atividades que a Funaci faz, uma vez que trabalha com as minorias à margem da sociedade. Muitas pessoas que nos procuram, que atendemos, têm dificuldades relacionadas as suas documentações particulares, como registro de nascimento, paternidade e outras que são importantes para serem inseridas na sociedade. São pessoas que estão vivas mas não aparecem, por conta da documentação. Então, essa ação é de suma importância porque traz essas pessoas para serem vistas e terem seus direitos garantidos. Apoiamos a ideia e vamos, sim, ajudar a fazer parte desse projeto. Estamos juntos nessa proposta”, destacou.
O ouvidor-geral da Defensoria, Djan Moreira, ressaltou a satisfação em contar com o apoio da Funaci. “Ficamos imensamente satisfeitos com a receptividade e a adesão da Funaci a esse evento que será realizado no sábado na Defensoria Pública. Fomos recebidos de uma forma muito acolhedora”, disse.
A defensora Sheila de Andrade também destacou a relevância do apoio da Funaci. “Foi de suma importância o encontro com o presidente da Funaci em relação a divulgação do Projeto “Meu Pai Tem Nome” – Dia D da Defensoria, porque estiveram presentes também os assistentes sociais e as assistentes sociais que serão multiplicadores em relação às demandas que poderão ser atendidas no sábado, direcionando-as para o público atendido pela Fundação, o que será benéfico não só em relação às famílias, mas também quanto à questão do combate ao sub-registro e atendimento de outras demandas fazendo os encaminhamentos necessários, assim como as necessárias orientações jurídicas que podem ser do interesse das pessoas atendidas pela Funaci, que também tem o perfil de usuários da DPE-PI”.
A Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci) é uma entidade filantrópica que nasceu com o desafio, entre outros, de enfrentar as estruturas sociais injustas da realidade brasileira. A Funaci tem como objetivo privilegiar e integrar a pessoa humana numa comunidade organizada e tratar esse sujeito social, não como indivíduo considerado em sua singularidade, mas enquanto membro de um grupo que assume e desempenha papel decisivo e primordial na contribuição do desenvolvimento humano, fazendo de tal ação, a superação dos problemas que a afeta, mas que, sobretudo, afeta a sua comunidade.