Com uma coleção de medalhas em olimpíadas de conhecimentos e o gosto pelas ciências exatas, Natália Brandão é uma das meninas que se destacam na Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, município distante 280km da Capital Teresina.
A jovem de 16 ano, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, relata que uma rotina puxada e os inúmeros desafios que uma mulher enfrenta na sociedade, muitas vezes pode levar a desistir dos sonhos, porém com perseverança e com todo o apoio que encontra na escola, ela quer cada vez mais chegar ao ensino Superior.
“Moro numa comunidade distante da sede do município, localidade Cipoal. Acordo antes das 5h da manhã, faço meu café e pego o ônibus escolar, no qual passo quase duas horas para chegar na escola. Tenho uma rotina muito cansativa, mas me dedico bastante aos estudos, tenho preferência pelas áreas de matemática e física e quero ser engenheira civil, uma área que não é predominantemente feminina, mas é o que eu quero e irei seguir, mostrando todo o protagonismo feminino”, afirmou a estudante.
Natália é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Física. “Apesar de todas as dificuldades, da minha origem humilde, e de todos os obstáculos que a mulher tem que enfrentar para crescer na sociedade, eu tenho orgulho da minha história, de ser mulher, de ser da escola pública. A escola abre portas para que por meio da educação eu possa conquistar um futuro melhor”, concluiu a jovem.
A turma da Natália tem 30 estudantes, destes, 20 são meninas. Segundo o diretor, Darkson Machado, a classe predominantemente feminina é uma turma extremamente dedicada e com um futuro promissor. “As meninas aqui são muito dedicadas, estudiosas, competitivas se destacam bastante nas áreas das ciências exatas. Estimulamos bastante aqui na escola para que elas sigam seus sonhos e alcancem seus objetivos”, disse o diretor da escola.
Dentre as ações voltadas às meninas, a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, realiza periodicamente a entrega de absorventes do projeto de combate à pobreza menstrual, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação.