Um espaço de discussão entre gestores públicos e representantes de diferentes representantes dos movimentos sociais marcou o encerramento da XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste nesta sexta-feira (7). O evento, que aconteceu em Teresina desde quarta-feira (5) trouxe diferentes espaços de debate relativos ao tema “O papel da Agricultura Familiar no Combate à Fome” com a participação de gestores públicos e representantes de movimentos sociais de todos os estados do Nordeste.

O momento de discussão com os movimentos sociais contou com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG), Aristides Santos; do representante da Articulação no Semiárido (ASA), Paulo Pedro; do representante do Movimento Camponês Popular (MCP), Felipe Caetano;do representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Afonso Galvão;do representante da Rede Nacional de Colegiados, Mazinho e da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, cacique Henrique Manoel.

Foto: Geirlys Silva

Para a secretária da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), Rejane Tavares, a discussão foi importante para a escuta das demandas dos movimentos sociais ligados ao campo. “Na mesa foi discutido sobre a necessidade de ampliar a participação dos movimentos sociais do campo na construção de políticas públicas no campo e também em instâncias de decisão que possa garantir orçamento, com ações geradas e planejadas por essas organizações sociais”, citou.

Já o membro do comitê Nordeste do MPA, Afonso Galvão, conta que o espaço do fórum foi importante para os encaminhamentos das necessidades reais que enfrentam as pessoas que vivem no campo.

“Essa conexão da sociedade civil a partir das organizações com o poder público é muito saudável, e esse fórum foi muito positivo onde surgiram vários dilemas que a gente vive no dia a dia e a gente tem a oportunidade de estar dialogando diretamente com esses gestores que têm essa tarefa de fazer junto com a gente os encaminhamentos para as melhorias no campo”, ressaltou Afonso.

Foto: Geirlys Silva

Na reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar, os participantes discutiram diversos assuntos relativos às questões da juventude no campo, questões territoriais, acesso ao crédito, assistência técnica e extensão rural, a mecanização adaptada à agricultura familiar, dentre outros.

O encontro foi realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) e da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.