Em uma sociedade cada vez mais conectada, usar aplicativos para as mais diversas funcionalidades já faz parte da rotina do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva. Nesse cenário, o uso pedagógico da tecnologia tem contribuído significativamente para a motivação dos estudantes da unidade.

Nessa perspectiva, a escola implantou o  Plickers, que é um aplicativo que incentiva a interação entre educadores e estudantes a partir da criação de quizzes digitais em tempo real. A ferramenta permite uma avaliação por meio da plataforma, sem demandar o download do aplicativo pelos alunos. Basta que o professor tenha o app baixado e imprima cartões de realidade aumentada que são entregues em sala de aula.

De acordo com Ana Cristina, professora de química, o aplicativo favoreceu uma aula muito mais dinâmica, que permitiu avaliar instantaneamente o nível de aprendizado dos alunos.

“Para utilizar essa metodologia ativa, primeiramente criamos turmas no site plickers.com e registramos o nome de todos os alunos por turmas. Além disso, com os bancos de questões, criamos testes para realizar em sala de aula”, explica a professora.

Ana Cristina falou ainda que “para aplicação do teste fizemos a impressão dos cartões, disponíveis no próprio site, os quais são numerados contendo um QR code, que corresponde a um código de barras bidimensional, de fácil reconhecimento por leitores de celulares com câmera. Os alunos só precisam posicionar os cartões de acordo com a sua resposta, “a” até “d”; as questões eles visualizam em data show”.

“Precisei também baixar o aplicativo Plickers no celular, este é sincronizado com o site do Plickers.com por meio da minha conta. Durante a realização da atividade, eu percebi que os alunos não pediram para sair de sala, não houve conversas paralelas ou outros desvios de foco. Foram participativos e se divertiram muito com a atividade e ficaram encantados com a tecnologia”, comemora a professora de química.