O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) implantou um novo procedimento digital de vistoria para licenciamento e registro de veículos em todos os postos e setores de despachantes credenciados no Piauí. Nesta quarta-feira (3), os coordenadores e funcionários dos Postos de Atendimento de Teresina receberam treinamento de suporte de operação para agilizar as demandas de serviços.
A capacitação ocorreu inicialmente para 1º emplacamento e foi direcionada aos integrantes das unidades localizadas no Shopping Rio Poty e na Ladeira do Uruguai, além da sede. O Gerente de Registro e Licenciamento do Detran-PI, Francisco Fontenele, e o Coordenador de Vistoria, José Eunício, explicaram o procedimento mediante o novo sistema.
“As gerências dos demais postos vieram ao treinamento para aprender sobre as mudanças de melhoria que estamos implementando na vistoria. Utilizamos também este encontro para listar as necessidades dessas unidades e dos usuários, visando sempre a agilidade das atividades”, afirmou Francisco Carlos.
Na reunião, as equipes observaram o processo de conferência atualizado (com foto do número de chassi), antes realizado com um decalque físico. “O objetivo do Detran é capacitar todos os postos para executar o serviço e atender às necessidades das unidades e do usuário final com mais agilidade”, destacou a Diretora-Geral do órgão, Luana Barradas.
Na prática, o Detran-PI passou a realizar a atividade digital de registro para o primeiro emplacamento, vistoria de carros oficiais e regravação do chassi ou motor, bem como vistorias de verificação de apontamentos das Empresas Credenciadas de Vistoria Eletrônica (ECV’s) em determinados veículos, entre outros.
O novo trâmite fortalece os mecanismos de segurança contra fraudes e combate à prática de desmanche de veículos. Além de oferecer mais agilidade no processo de vistoria para a regularização de carros e motocicletas no trânsito, a implementação da ferramenta contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que exclui a utilização do papel.