A Diretoria Itinerante da Defensoria Pública permanece durante todo o mês de setembro desenvolvendo, além das ações corriqueiras, o atendimento relativo a Jornada da Justiça Itinerante, projeto desenvolvido em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Somente na primeira semana foram realizados 146 atendimentos.
O trabalho da Diretoria Itinerante vem obtendo seguidos resultados satisfatórios, não tendo sido prejudicado pelo período pandêmico iniciado em março do corrente ano devido aos riscos de contágio pelo Novo Coronavírus. Durante esse espaço de tempo, a Diretoria Itinerante, que tem como diretor o defensor público Marcelo Moita Pierot, analisou e distribuiu 677 processos do Processo Judicial Eletrônico- PJe, além de 530 processos físicos.
Desde o início do período pandêmico, a Itinerante também já realizou 1.166 atendimentos entre Cíveis e Criminais , além de 89 audiências e 1.050 petições em geral. Realizou ainda audiências remotas cíveis e criminais, incluindo réu preso, assistindo mais de 20 Comarcas e despachando processos eletrônicos e físicos, reduzindo a zero o fluxo destes últimos. Por meio da Diretoria Itinerante foram ainda feitos pedidos de revisão de prisão preventiva de presos provisórios e pedidos de liberdade provisória, a partir de esforço concentrado envolvendo mais de 20 Comarcas do interior do Estado.
Entre as ações desenvolvidas foram fornecidas informações sobre sentenças, certidões e documentos das Jornadas Itinerantes concluídas nos primeiros meses do ano, orientando as pessoas a como ter acesso aos Cartórios no período de isolamento para receberem a documentação.
A equipe da Diretoria Itinerante conta com os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias e Francisco Cardoso Jales como titulares e, em regime de atuação por acumulação, com os defensores públicos Eric Leonardo Pires de Melo, Sílvio César Queiroz Costa, João Batista Viana do Lago Neto, Ludmilla Maria Reis Paes landim, Wendel Damasceno Sousa, Eliomar Gomes Monteiro, Igo castelo Branco de Sampaio e Daniel Gaze Fabris.
Sobre os resultados alcançados, o diretor Marcelo Moita Pierot destaca a maneira como vem sendo feito o trabalho e os cuidados adotados. “Desde março a Diretoria da Defensoria Itinerante vem se reinventando para dar continuidade no atendimento e acompanhamento de processos, além de prestar todas as informações necessárias à garantia de direitos ao cidadão. Mesmo de forma telepresencial fizemos o acompanhamento processual em mais de 20 Comarcas , audiências e tudo possível dentro das limitações. Setembro em especial marca o retorno da Jornada Itinerante, que presta relevantes serviços na área de Registros Públicos e Direito de Família em Teresina , concluindo ações consensuais com mais rapidez, comodidade e com a segurança exigida pelos protocolos de distanciamento, com toda orientação de forma remota pelos telefones, WhatsApp e e-mail , agendamento para entrega de documentos e posterior recebimento das certidões e sentenças pelo Judiciário, sem haver o trânsito de pessoas e com servidores presenciais reduzidos, além da higienização após cada atendimento. Assim fazemos a nossa parte no que diz respeito a saúde e segurança sanitária dos usuários da Defensoria e damos continuidade a esse serviço tão procurado é tão esperado pela população mais carente”, afirma.