Preocupada com as relações entre colegas de trabalho e com o público assistido durante o período de trabalho remoto devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia causada pelo risco de contágio do novo coronavírus, a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí irá desenvolver a segunda etapa da campanha Cortesia Gera Cortesia, dessa vez voltada para o trabalho remoto.
A campanha é novamente cedida gentilmente pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins responsável também pela primeira etapa e tendo como base a Lei do Usuário nº 13.460/17.
Nessa nova etapa da campanha, serão disponibilizados posts por meio das redes sociais da instituição com dicas para a atuação no trabalho remoto. A exemplo da primeira etapa, o material terá como foco a cordialidade, gentileza e empatia, sendo o material desenvolvido pela DPE-TO adaptado para a Defensoria do Piauí.
Como da primeira etapa, os servidores, colaboradores e defensores públicos serão novamente convidados a participarem ativamente da campanha, repostando o material produzido, bem como fazendo postagens sobre atitudes que remetam à cortesia nesse período de trabalho remoto.
Sobre a utilização da campanha no Piauí, a corregedora-geral do Tocantins, defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, diz que “quando idealizamos e colocamos em prática a campanha ‘Cortesia gera Cortesia’, isto no ano passado [2019], ela ganhou diversas adesões por parte de integrantes do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais do Distrito Federal e da União, o que muito nos honrou. Agora, perceber que a nova fase da campanha também já começa a ser utilizada no nosso estado vizinho, o Piauí, também muito nos honra e é um indício de que estamos no caminho certo no que concerne à elaboração de ações que trazem benefícios institucionais, principalmente se considerarmos esta atual conjuntura pandêmica, de atuação remota integral”.
A corregedora-geral da DPE-PI, defensora pública Ana Patrícia Paes Landim Salha, diz que a expectativa com essa nova etapa é que ela venha a colaborar para que o trabalho remoto possa ser desenvolvido da melhor forma, evitando o stress diário e promovendo maior integração que resulte em um trabalho cada vez mais qualificado. “Esperamos que essa nova etapa da campanha tenha o mesmo impacto que a primeira obteve no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Piauí e novamente agradecemos à Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Tocantins, na pessoa da corregedora Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, que mais uma vez gentilmente nos cede um material tão rico que acreditamos muito contribuirá no desenvolvimento de um trabalho mais saudável que se reverterá no bom acolhimento que estamos proporcionando aos nossos assistidos por meio de atendimentos telefônicos, via e-mail ou por meio das nossas redes sociais”, afirma Salha.