A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE) participou, nesse sábado (7), de ação que o Conselho Estadual de Direitos Humanos realizou na Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Os trabalhos da instituição foram desenvolvidos por meio da Defensoria Itinerante, com coordenação da defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, coordenadora do Sistema Prisional. As atividades ocorreram no Centro de Esportes Unificado (CEU) do bairro.

No local foram expedidos documentos como carteira do trabalho, registro geral e Passe Livre para idosos. A Defensoria prestou orientações jurídicas para a comunidade.

“A manhã foi bem agradável. Foi importante ter a Defensoria próxima da comunidade, esclareci sobre a importância do conhecimento sobre o que se trata de dizer quando falamos em direitos humanos, houve atendimento à população e orientação jurídica. Eu falei sobre os projetos da Defensoria, entre eles o Defensoras Populares, que a população ficou bem empolgado para receber na Santa Maria da Codipi. Conhecemos a Maria da Paz, atleta piauiense que nos apresentou o seu projeto para arrecadação de tênis para os atletas e, inclusive, solicitei fazer um vídeo pedindo apoio da Defensoria”, disse a defensora Viviane Setúbal.

A presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marinalva Santana, destacou a parceria com a Defensoria Pública. “Firmar parceria com a Defensoria sempre nos alegra, porque é uma instituição que tem, efetivamente, promovido os direitos humanos em nosso estado. Essa ação que fizemos foi para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a prestação de serviços, emissão de documentos e as orientações jurídicas que a Defensoria Pública promoveu para as pessoas da comunidade da Santa Maria e esperamos continuar com outras parcerias com a DPE”, afirmou Santana.

Ação na Santa Maria da Codipi