A Defensoria Pública do Estado do Piauí está participando das ações do Ônibus Lilás na zona rural de Teresina até a próxima sexta-feira (6). A defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Teresina, está integrando a equipe que presta atendimentos nos povoados.
Na última terça-feira (3), o atendimento do Ônibus Lilás aconteceu na comunidade Boa Hora, na Escola Conselheiro Saraiva. Nesta quarta-feira (4), está sendo atendida a comunidade Santa Teresa, na zona Leste da capital, o atendimento ocorre na Escola Municipal Santa Teresa.
O Ônibus Lilás oferece serviços de assistência jurídica, psicossocial, informações sobre as violências domésticas, Lei Maria da Penha, oficinas, palestras, entre outros. O projeto é realizado através da parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), no qual o município fica responsável pela programação e execução das atividades.
Lia Medeiros, ressalta a importância da retomada dos atendimentos presenciais do projeto. “O Agosto e Lilás é mais um importante momento de repensar e colocar em prática as políticas públicas para as mulheres, então é com muita esperança que a gente recebe e participa dessa retomada dos atendimentos através do Ônibus Lilás. Durante toda essa semana, representando o Núcleo da Mulher, tenho me dirigido até essas localidades na nossa capital, para prestar atendimento, orientação jurídica e participar de rodas de conversa”, afirma.
Na quinta-feira (5), o atendimento será realizado na Escola Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Taboca do Pau Ferrado, zona Sudeste de Teresina. A ação encerra na sexta-feira (6), na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Comunidade Cerâmica Cil, zona Sul da Capital.