A Defensoria Pública do Estado do Piauí tem adotado medidas pontuais que visam colaborar com a prevenção ao Novo Coronavírus. Desde o dia 19, a instituição tem trabalhado em sistema remoto, propiciando assim maior segurança tanto aos assistidos como aos servidores, estagiários e Defensores Públicos. O trabalho remoto foi determinado por meio da Portaria GDPG Nº 002/2020, datada de 18 de março de 2020 e assinada pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pela corregedora-auxiliar da DPE-PI, Luciana Moreira Ramos.
Para que a população não deixasse de ser atendida, a Defensoria disponibilizou contatos telefônicos, com ligação direta ou uso de WhatsApp e de e-mail por meio de suas redes sociais. Os contatos também foram enviados à setores da imprensa que ajudam na divulgação, fazendo com que a população fique informada.
Ainda por meio das redes sociais a DPE tem intensificado campanhas dirigidas a públicos específicos visando que a população adote medidas de proteção, como por exemplo o máximo de isolamento social.
A Defensoria também já emitiu várias recomendações à empresas e setores públicos e privados, objetivando que mesmo em possíveis casos de inadimplência, a população, especialmente a mais carente, não seja desassistida em várias áreas, como no abastecimento de água e energia ou em planos de saúde.
Nas comarcas do interior do estado, defensoras e defensores públicos também têm sido incansáveis nas orientações e recomendações à autoridades e à população, sempre visando que o interesse coletivo seja preservado e que as medidas de segurança sejam adotadas com precisão.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, diz que o importante é pensar no coletivo. “Frente a essa pandemia provocada pelo Novo Coronavírus a Defensoria Pública tem buscado cumprir o seu papel de guardiã dos vulneráveis, orientando e recomendando a setores públicos e privados a adoção de medidas que visem o bem comum, tendo por objetivo que nesse momento de crise a população, especificamente a mais carente, venha a sofrer com a falta de serviços que são essenciais para a manutenção da saúde e prevenção à contaminação. Importante destacar que mesmo atuando em trabalho remoto, a Defensoria Pública está diariamente a postos para prestar atendimentos e orientações por meio telefônico, WhatsApp e email, àqueles que dela precisarem, mantendo todos os seus quadros em atividade. Nossas recomendações estão sendo bem recebidas e acatadas, como no caso da Águas de Teresina que já suspendeu qualquer tipo de corte no fornecimento enquanto durar a pandemia. Esperamos que outros setores também façam sua parte e que possamos passar por esse momento garantindo que a população seja o menos prejudicada possível. Entendemos que esse é o momento de pensar no todo e de buscar o bem comum”, afirma.