Os governadores do Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (29), com o Ministro da Saúde, Nelson Teich, para discutir estratégias de atuação perante a pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, o governador Wellington Dias apresentou demandas do estado para melhoramento dos trabalhos atendimento.
“Apresentamos ao ministro da Saúde a necessidade de ampliar leitos, principalmente de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de disponibilização de profissionais. Ele anunciou que já possui uma seleção com 800 mil profissionais de saúde inscritos e colocou à disposição para que os estados possam requerer, seja contratando diretamente ou por meio da União”, explicou o governador.
O secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, deve apresentar ao Ministério o plano de expansão do Piauí para mais 300 novos leitos de UTI e estabilização, justificando a necessidade da chegada de novos equipamentos e profissionais. “Pedi ao ministro para que pudesse agilizar, já que chegaram dez camas, que chegassem também os respiradores e monitores que ficaram faltando”, enfatizou Wellington Dias.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual também apresentou a necessidade de investimentos na aquisição de equipamentos para dez novos leitos de UTI, que estão concluídos. O governador também a apresentou o modelo de respirador mecânico desenvolvido pela startup Tron, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O maquinário desenvolvido no Piauí apresenta baixo custo e capacidade de ser gerido utilizando-se de telemedicina. O ministro se comprometeu em apoiar o Estado para que se obtenha a aprovação da Anvisa o mais rápido possível.
Por fim, os governadores da região reivindicaram que o Banco Central instrua os demais bancos a organizarem suas filas, uma vez que a aglomeração de pessoas pode aumentar a transmissão do vírus.