Gestores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) reuniram-se, nesta quinta-feira (22), para realizar a assinatura do Termo de Doação de duas áreas, localizadas nas cidades de Uruçuí e Floriano, para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A efetivação das transferências e a entrega da titularidade dos imóveis ocorreu por meio de termos de doação de bem imóvel, autorizados pelas leis nº 8.040 de 10 de maio de 2023 e de nº 8.067 de 7 de junho de 2023.
As duas áreas já são usadas pela instituição de ensino superior, mas a Uespi não tinha os devidos documentos de titularidade. Através desta ação, realizada pela Emgerpi, os gestores da universidade poderão solicitar recursos federais com a finalidade de ampliar e modificar a infraestrutura da instituição, melhorando, por conseguinte, a prestação dos serviços educacionais à sociedade local.
“Formalizamos aqui a doação destes dois imóveis, que estavam de propridade da Emgerpi, mas agora estão, definitivamente, em nome da Uespi. Com este documento formal, torcemos para que os gestores da Uespi possam fazer mais investimentos que trarão muitos benefícios para toda sociedade piauiense”, disse o diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis.
O imóvel em Urucuí possui uma área de 3.642,52 m² e está situado no bairro Malvinas. Já o de Floriano tem uma área de 12.078,63 m² e fica localizada na região central do município. A partir de agora é de responsabilidade da universidade quaisquer obrigações diante do bem doado. Assim, a instituição de ensino superior não poderá utilizar os imóveis em desacordo com as finalidades descritas nas cláusulas do termo de doação.
Sobre as assinaturas dos termos de doação, o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, falou que o sentimento é de alegria. “Queremos dizer que já existem investimentos previstos para reformas e ampliação dos Campi. São quase R$ 4 milhões para o Campus Dra. Josefina Demes de Floriano e mais de R$ 2 milhões e meio para melhorar as estruturas do Campus de Uruçuí”.
“É uma felicidade entregar os termos de doação destas áreas. Isso é resultado das diversas ações que estão sendo realizadas na nossa gestão. Esperamos que a Uespi faça bom uso dos imóveis e desejamos todo sucesso das ações da universidade nestas duas regiões do estado”, destacou a superintende de gestão da Emgerpi, Álina Menezes.