Chegou ao fim a 36ª edição do Rally Piocerá. Na edição 2023 da tradicional prova do off-road nacional, os pilotos de carros, UTVs e quadriciclos percorreram cerca de 1.000 km pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

A acirrada competição saiu de Barreirinhas (MA), seguiu por Parnaíba (PI),  Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e finalizou na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE). O quarto e último dia contou com a coroação dos vencedores da competição, que abre o calendário anual do off-road brasileiro.

Nos carros 4×4, os vencedores foram na categoria Master, a dupla Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel;  na Graduado venceram Antonio Ribeiro Filho e Lucca Ribeiro; na Turismo os campeões foram Carlos de Morais e José Justo; e na Open os ganhadores foram Elias Neto e Daniel Ximenes.

Líderes durante os quatro dias de competição, Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel fecharam a prova com 160 pontos. “Isso é uma grande conquista. Tenho 17 participações no Piocerá, desde 2007, e ganhar na Master é chegar ao topo”, afirma o piloto baiano Ruediger. Na Graduado, o estreante em pódios, o navegador Lucca Ribeiro foi outro a comemorar. “É uma sensação muito boa. Primeira vez que participo e espero voltar”, ressalta.

Já na categoria Turismo, a emoção marcou a comemoração dos parceiros Carlos de Morais e José Justo após receberem o troféu. “Muita superação do cansaço mental e físico. Tínhamos que estar nos motivando sempre para  vencer. Foi uma prova longa, com quatro dias seguidos, e chegar ao final consagrado no primeiro lugar é bom demais”, diz Carlos.

A dupla vencedora do Open, Elias Neto e Daniel Ximenes destacou a insistência como principal elemento para a vitória. “São seis anos de Piocerá, lutando para chegar nesse momento. Desde o começo da prova estamos sentindo essa emoção. A gente sabe que é muito difícil a competição, que puxa muito do piloto, do navegador e da máquina”, destaca Elias. Daniel que aproveitou a fala para complementar: “batemos duas vezes na trave, outra vez em terceiro, e neste ano veio. É nossa, agora é só comemorar”, completa.

Entre os quadriciclos, Ricardo Luiz Santos, de Criciúma (SC), manteve o favoritismo após vantagem nas últimas etapas e conquistou a ponta da tabela. Um dos pilotos mais consistentes da edição, Ricardo Luiz Santos, destacou a impotência das condições climáticas para a vitória. A chuva, que trouxe dificuldade para outros corredores, para ele foi um ponto positivo. “É o quarto ano que venho. Nas outras vezes, fiquei em segundo ou terceiro. A chuva foi um diferencial, já que eu gosto de andar na chuva. O Piocerá é uma prova icônica, todo mundo quer vir e ganhar. Vencer é um privilégio e te gabarita para outro patamar”, declara.

Nos UTVs, Diego Moura Macedo, que já havia sido campeão anteriormente no quadriciclo, se juntou a Artur Teixeira para levar o troféu da categoria Graduado para casa. Já o casal aposentado Eduardo Silva e Maria Beatriz Silva, de Minas Gerais, bateu a dupla francesa Philippe Ferret e Wilfrid Genin para garantir a vitória na categoria Novato. “Somos dois aposentados e fazemos todas as provas do Brasil. O verdadeiro rally é o da vida, estamos juntos desde 1971 e sempre fazendo as coisas que gostamos de fazer”, diz Eduardo Silva. A esposa Maria Beatriz complementa: “Tem uns quatro anos que a gente começou e estamos sempre tentando. Este ano deu certo, o Rally Piocerá é um espetáculo, uma delícia de prova”, finalizou a aposentada.

A 36ª edição do Rally Piocerá contou com 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países, como Polônia, Suíça, Bélgica e França. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).

O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí (CCom), Governo do Estado do Maranhão  (Sedel) e Drogaria Globo. Copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio  das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Classificação Final do 36º Rally Piocerá

Carros 4×4

Master
1º Fabio Ruediger / Luis Felipe Eckel
2º Fernando Lage / Jhonatan Ramon Ardigo
3º Paulo Rogerio Gomes Coelho / Renan Fernandes Felix
4º Fernando Antonio S. Gomes / Amarino Duarte da Costa
5º João Carlos Resende Rodrigues / João Paulo Teles Rodrigues

Graduado
1º Antonio Miranda Ribeiro Filho / Lucca Carvalho Ribeiro
2º Pedro Henrique Moura Mendes / Giovanni Caland Brigido
3º Alexandre Trindade Leite / Antonio Modesto
4º Danilo Andrade Peixoto Rego / Jose Pereira dos Santos Jr
5° Luis Eduardo Tiburcio de Melo / Wellington Rezende Junior

Turismo
1º Carlos Ellery de Morais / José Justo Quevedo de Moraes
2º Mauricio Assis / Bruna Diniz Nunes
3° João Marcos Martins Bezerra / Lincoln Cirqueira Ferreira
4º Robson Rodrigues Santos / Juan Aristides Costa Ferreira
5º Rodrigo Maia de Souza / Iran Igor de Araujo Barbosa

Open 
1º Elias Segundo Neto / Daniel Sena Ximenes
2º Eugenio Paccelli Alves / Eugenio Paccelli Alves Filho
2º Washigton Torres Junior / Rennan Pontes Xavier
4º Evanio da Silva Magalhães / Andreza Socorro S. dos Santos
5º Caio Von Randow Alencar / Manoel Coelho de Alencar

UTVs

Graduado
1º Jose Rufino da Silva Neto / Jose Aristoteles Fiuza Neto
2º Diego Moura Macedo / Artur Teixeira de Carvalho Jr
3º Leonardo Collier Selva / Leonardo Moura de Mendonca
4º Roberto Keller / Roberto Luis Spessato
5º Carlos Eduardo Silva de Melo / Luan Dutra Duarte

Novato
1º Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva
2º Philippe Ferret / Wilfrid Genin

Quadriciclos

Graduado
1º Ricardo Luiz Santos
2º Wescley Dutra
3º Thyago Alberto Barra Veloso
4º André Luis Barbosa Furtado
5º Roberto Sávio Gomes da Silva