O Piauí segue na atração de novos investimentos em energias limpas. Nesta sexta-feira (17), representantes da empresa Renovabilis Solar apresentaram ao governador Wellington Dias, em reunião no Palácio de Karnak, um modelo de pequenas usinas solares que será implantado no município de Coivaras, a 68,5 Km de Teresina.
De acordo com o engenheiro da Renovabilis José Carlos Vieira, serão investidos, inicialmente, R$ 20 milhões e o projeto, que será executado com a Senso Solar, irá beneficiar pequenos e médios consumidores, alugando as placas solares, com o objetivo de facilitar o acesso a essa tecnologia por um valor menor.
“Estamos trazendo para o Piauí investimentos para pequenas usinas solares, a nossa geração inicia em Coivaras com seis usinas e estamos procurando atender pequenos e médios consumidores, locando os equipamentos para que eles possam ter a energia mais em conta”, comentou o engenheiro.
Segundo José Carlos, a empresa já iniciou as obras em Coivaras e dentro de 120 dias deve ter a primeira unidade funcionando. Para ele, o Piauí tem potencial para a geração de energia solar. “O Piauí é uma escolha certa porque há muitos incentivos aqui, a aproximação com o governo é muito boa e nós temos aqui o sol, que irradia uma quantidade que nos atrai para cá”, afirmou Vieira.
“Eles já têm a planta de investimento aqui no Piauí, no município de Coivaras, e apresentaram aqui um modelo já praticado em Minas Gerais, em um patamar adequado à nossa realidade, ou seja, a ideia é ter uma política direcionada para até 1 Mega gerado de energia voltada para atuar com condomínios, residências, com os pequenos. Eles nos apresentaram uma proposta, com a Secretaria da Fazenda. Vamos, a partir daí, trabalhar na perspectiva de um programa. O Piauí quer se consolidar cada vez mais como o estado das energias limpas do Brasil e ao mesmo tempo trabalhar com pequenos, médios e grandes investimentos”, destacou o chefe do Executivo estadual.