Cerca de 60 pessoas participaram da Plenária On-line de Ampliação da Comissão Organizadora Estadual (COE) da 4ª Conferência Estadual de Juventude, nesta sexta-feira (23). Elas representam entidades juvenis de todo o estado e que podem se integrar, a partir de agora, à organização do evento, previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Até 2022, a meta da Cojuv, da COE e do Conselho Estadual de Juventude (Cedjuv-PI) é auxiliar as cidades piauienses na realização de suas conferências municipais. A meta é realizar as etapas municipais até dezembro deste ano. “É um trabalho grande e minucioso. Portanto, iremos precisar de toda a contribuição possível neste sentido. Além do mais, são as organizações da sociedade civil que determinam o tom da Conferência”, disse o secretário executivo da Conferência Estadual, Venicio Moura.

A crise sanitária que o país vive tornou inviável a realização da conferência em 2020. O evento já foi adiado diversas vezes pela impossibilidade de sua realização presencial ou, ainda, semi-presencial. “Avaliamos as complicações, em um contexto como este, que a realização de um evento integralmente on-line traria. Jovens do campo, quilombolas e indígenas teriam mais dificuldades em participar. E não é nosso interesse excluir esses segmentos juvenis”, declarou o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

Entretanto, de acordo ainda com o coordenador, como as comunidades quilombolas e indígenas tiveram prioridade na campanha de vacinação do estado, já é possível planejar um evento presencial que contemple essas juventudes. “Claro que seguindo todos os protocolos de distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização e sempre evitar a aglomeração de pessoas”, salientou.

Durante a plenária on-line, os representantes de entidades deram sugestões como, por exemplo, a realização de posteriores etapas estaduais fora de Teresina, contemplando outros territórios piauienses. Outros ainda ressaltaram a importância de captar recursos para a implementação de políticas públicas para jovens.

A 4ª Conferência Estadual de Juventude deve ter como produto o novo Plano Estadual de Juventude, em substituição ao anterior. O novo documento deve atualizar as conquistas dos últimos anos e traçar estratégias para os que virão. As metas serão definidas pelo debate entre sociedade civil e poder público.

Fonte: Ascom Cojuv