Nos 199 anos de celebração da adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Governo do Estado realizou, nessa segunda-feira (18), em Parnaíba, um culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Porto das Barcas, onde foram homenageados homens e mulheres que transformam a vida de piauienses e contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Ao todo foram 31 homenageados com a Medalha do Mérito Renascença, a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Dentre os homenageados estava Robson Reis, que representa o grupo cultural Rei da Boiada. O coreógrafo e pajé do grupo disse se sentir muito emocionado com a homenagem. “Essa é uma homenagem maravilhosa ao nosso grupo. Faz com que a cultura do Piauí permaneça e cresça. Estou tão emocionado que perco até as palavras”, disse.

Outro homenageado foi o segundo-tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Lima. “Uma honra receber essa honraria pelos serviços prestados à corporação. Estou me dedicando muito aos incêndios florestais que acontecem ao longo do Piauí e também ao período de chuva, pois são duas áreas que eu me especializei. Sou especialista em salvamento aquático e também em incêndios florestais, formado no Mato Grosso. Fui indicado pelo comandante-geral, coronel J. Reis, e para mim é uma grande emoção, pois é o início de uma carreira que já venho há um bom tempo batalhando. Estou muito emocionado e só tenho a agradecer a Deus, a minha família e ao comandante J. Rego pela indicação. Espero que daqui venham mais honrarias de acordo com meu trabalho e dedicação”, comentou.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias explicou por que todo ano faz questão de relembrar o que significa a participação do Piauí na Independência do Brasil . “Foi aqui em Parnaíba que ocorreu um ato que deu início a todo o processo da Independência do Piauí. Éramos para ser colônia de Portugal, mas graças a esse ato comandado por Simplício Dias, João de Deus, Leonardo Castelo Branco e muitos heróis e heroínas que tiveram a coragem de dar um grito de independência, nós vencemos”, comentou.

Para Dias, o fato do piauienses terem se mobilizado pela independência é motivo de orgulho. “Quando os piauienses disseram: ‘nós queremos ficar integrados com o Brasil’, há documentos que comprovam isso. E Parnaíba se revela um polo importante a partir daí. Esse gesto já encorajou a montagem do primeiro governo, já permitiu que a gente tivesse, inclusive, logo depois esse enfrentamento, lá no Jenipapo. Cada um de nós piauienses devemos ter muito orgulho do que aconteceu aqui. Por isso que a cada ano eu volto para que tenhamos a consciência que não foi aquele levantar de espada lá no Ipiranga que resolveu tudo, teve uma batalha que foi enfrentada e o nosso povo do Piauí e da Parnaíba fazem parte dessa vitória”, disse o chefe do executivo piauiense.