A secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, realizou, nesse fim de semana, uma série de visitas a municípios do Território da Chapada do Vale Itaim, a fim de participar de eventos ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar e conferir o andamento de obras que irão beneficiar a comunidade do campo.

No sábado (29), a equipe da secretaria prestigiou a 11ª edição do Caprinova, de Queimada Nova, que é considerada uma das maiores feiras  e exposição de caprinos e ovinos do interior do Piauí. O evento também marcou o 31º aniversário de emancipação política da cidade.

Foto: Geirlys Silva

A secretária também visitou, no sábado (29), a Comunidade de Abelha Branca, na zona rural de Paulistana. Lá existe um grupo de 28 agricultores que participam do Projeto do Algodão Orgânico. Desde 2009, os produtores estão organizados em associação, que gerencia a Usina de Algodão de Paulistana e existe uma expectativa de produção de mais de 15 toneladas de algodão este ano. A cultura do algodão é consorciada com milho, gergelim e girassol. No Território do Vale do Itaim são 107 produtores, distribuídos em sete núcleos de produção.

Foto: Geirlys Silva

Este projeto funciona em parceria com a empresa Francesa Vert que preza pela preservação ambiental e a segurança alimentar, e por essa razão não é permitido o uso de defensivos no plantio do algodão e a sua plantação é sempre consorciado a outras espécies de plantas alimentícias.

Comunidades Quilombolas em Paulistana

Ainda no município, foram visitadas as Comunidades Quilombolas Contente e Barro Vermelho. A equipe da SAF conversou com a comunidade sobre os impactos do Programa Viva o Semiárido, onde foi implantado.

Na oportunidade, foi possível verificar os resultados do projeto no aumento da renda das famílias beneficiadas e a ampliação da capacidade de comercialização dos produtos nas duas comunidades, além do aumento da produção de mel, com a instalação da Casa de Mel, que incentivou a comunidade na participação em outros projetos.

Betânia do Piauí

No domingo (30), participou de visita às obras da construção de um frigorífico e abatedouro em Betânia do Piauí. O investimento aplicado é de 1,1 milhão de reais, com recursos do Governo do Estado.

O investimento atenderá à demanda da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Itaim (Coovita). A instalação terá como função fortalecer a comercialização e a produção no território, beneficiando mais 300 agricultores familiares, criadores de ovinos e caprinos, e que poderão comercializar as carnes com cortes que agregam valor ao produto.

Foto: Geirlys Silva

O frigorífico irá atender produtores dos municípios do território e região, podendo estender a atuação para municípios do estado de Pernambuco. Essa ação é mais um projeto estratégico do Governo do Piauí que visa valorizar a agricultura familiar no estado.

“A equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar seguirá viajando pelo Piauí, a fim de acompanhar e apoiar as ações que visam privilegiar e desenvolver as atividades do campo em todo nosso estado, valorizando os agricultores, os povos tradicionais, quilombolas e indígenas do Piauí”, finaliza a secretária da SAF.