Uma equipe da Secretaria da Fazenda do Acre esteve, nesta segunda-feira (7), fazendo uma visita técnica à Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI). Os dois órgãos buscam a troca de experiências na área de fiscalização tributária.
A equipe do Acre foi recebida pelos superintendentes Emílio Junior (Receita) e Cristóvam Cruz (Administração Financeira, Logística e Tecnologia), além de diretores da Sefaz-PI.
Segundo Ed Duarte Lopes, chefe do Departamento de Administração e Finanças da Sefaz (AC), um dos mais importantes momentos da visita é o contato com a tecnologia usada pelo Piauí para a fiscalização de trânsito, no caso, o Scanner instalado no Posto Fiscal da Tabuleta.
“Estamos verificando com estados que já têm um adiantamento grande em relação a esse sistema, principalmente o Scanner, que foi o intuito maior da nossa vinda. É um pedido do nosso governador por fazer fronteira com países”, disse Ed Duarte Lopes, ressaltando a importância do equipamento para a segurança também.
“Esse sistema será não só para a questão fiscal, mas também para a segurança, pois a gente faz fronteira com dois países que são produtores de droga. A gente tem esse objetivo de modernizar a fiscalização e, por isso, estamos conhecendo experiências de outros estados”, ressaltou.
A implantação de uma inteligência artificial para o atendimento ao contribuinte também está no projeto da Sefaz do Acre. “Foi feita essa sugestão para a gente conhecer a inteligência artificial. O Acre ainda não tem um sistema assim e é interessante a gente ter algo nesse sentido para facilitar tanto para a gente como para o contribuinte”, afirmou Ed Duarte Lopes.
Para o superintendente da Receita Estadual, Emilio Junior, o Piauí largou na frente em investimentos na área tecnológica. “Eles vieram conhecer algumas ferramentas que a Sefaz do Piauí está utilizando para servir de modelo para eles implementarem, como o scanner na fiscalização de trânsito; a Teresa no atendimento; o novo sistema de cobrança na unidade de controle de arrecadação, além de outros. O Piauí largou na frente, já que a dificuldade de recursos para estados como o Piauí e o Acre é muito grande. Aqui, nós buscamos uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Profisco que nos deu esse suporte para que a gente fizesse os investimentos e seguir a atualização do mercado”, destacou.
O superintendente Cristóvam Cruz colocou a expertise da Sefaz-PI com o BID à disposição do Acre. “Queremos deixar à disposição do estado do Acre tudo que nós temos aqui, como a nossa experiência com o Profisco”, afirmou.
O scanner
O sistema integrado de fiscalização do Posto Fiscal da Tabuleta, um dos mais importantes do Estado, foi inaugurado em outubro de 2021. O sistema contempla a operacionalização dos equipamentos de inspeção como raio-x e balanças. O raio-x, por exemplo, usa tecnologia não intrusiva, ou seja, sem necessidade de inspeção interna. O objetivo é ter mais precisão no processo de fiscalização. Em média, 120 caminhões podem ser escaneados por hora.
Teresa
Teresa é uma atendente virtual baseada em inteligência artificial que disponibiliza serviços 24 horas, todos os dias da semana. A atendente emite respostas sobre: andamento de processos, cadastro, certidões, DAR/GNRE, declarações, documentos fiscais, e-AGEAT, IPVA, ITCMD, malhas fiscais, Nota Piauiense, trânsito de mercadorias, dentre outros.
Unidades da Sefaz-PI que participaram do encontro com a Sefaz-AC:
1) Unidade de Atendimento -Atendente virtual Teresa
2) Unidade de Fiscalização – SAFIA
3) SUPAFT – Unidade Administrativa e Financeira-Contrato Scanner
4) Unidade de Fiscalização de Trânsito: COE- Central de Operações Especiais;
Central de Cobranças; COFIT- Coordenação de Fiscalização Itinerante- Blitz; Scanner;
5) Unidade de Controle Arrecadação- Sistema de Cobrança.
Estiveram em visita ao Piauí
Mauro Ferreira da Silva – chefe da Divisão de Mercadorias em Trânsito – Sefaz-AC
Clovis Monteiro Gomes – secretário adjunto da Receita Estadual – Sefaz-AC
José Eloy da Costa Junior – diretor de Tecnologia da Informação – Sefaz-AC
José Guilherme Silva de Sousa – coordenador de Licitação – Sefaz-AC
Wanderson Fernandes – chefe da Divisão de Sistemas Tributários Informatizados-Sefaz-AC
Ed Duarte Lopes – chefe do Departamento de Administração e Finanças – Sefaz-AC
João Paulo de Castro Braga – assessor de Comunicação – Sefaz-AC
Leonardo Carneiro Fontineles Alves – chefe da Divisão Técnica de Energia Elétrica – Ageac